sexta-feira, 29 de abril de 2011

CONFIRAM OS VALORES DAS PROJEÇÕES SALARIAIS DE ACORDO COM O MEC E A APEOC COM A CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DO PISO

MEC
http://www.apeoc.org.br/extra/2011/PROJECAO.TABELA.REDE.ESTADUAL.ENSINO.PISO.SALARIAL-MEC-AGU.R$1.187,97.pdf

APEOC
http://www.apeoc.org.br/extra/2011/PROJECAO.TABELA.REDE.ESTADUAL.ENSINO.PISO.SALARIAL-APEOC-CNTE.R$1.597,87.pdf

Nova vitória dos professores: STF confirma constitucionalidade da lei do piso

Em sessão realizada esta quarta-feira, 27/4, o Supremo Tribunal Federal (STF) conclui o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questionou aspectos da lei do piso salarial nacional do professor. O STF confirmou a validade da lei, considerando-a constitucional. Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), da diretoria do Sindicato APEOC, trata-se de uma nova vitória dos professores. “Mas é preciso estar atento sobre como vai ficar o direito dos professores a um terço da carga horária para atividades extra-sala”, ressalva Chico Lopes, autor da emenda à lei do piso que garantiu esse benefício aos docentes.
A Corte julgou improcedente a Ação 4761, sem, contudo, conferir efeito vinculante à decisão quanto ao juízo referente à jornada de trabalho dos professores. O julgamento teve inicio no último dia 6 de abril, quando por maioria de votos o Pleno reconheceu a constitucionalidade do estabelecimento de um piso nacional para os professores do ensino básico da rede pública, conforme previsto na Lei 11.738/2008.
Na ocasião, não houve quórum de votos para concluir o julgamento quanto ao parágrafo 4º do artigo 2º da lei questionada, dispositivo que diz que “na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”.
Ao retomar o julgamento na tarde desta quarta, o presidente da Corte, ministro Cézar Peluso, votou no sentido de considerar inconstitucional a definição da jornada de trabalho. Como o dispositivo trata de jornada de trabalho, matéria típica do regime jurídico dos servidores, disse o ministro, não existe nenhuma norma que ampare a edição desse texto. Para Peluso, o dispositivo estaria em absoluta dissintonia com a autonomia conferida aos estados para legislar sobre o tema.
Com o voto do presidente, o placar do julgamento, quanto a este dispositivo – parágrafo 4º do artigo 2º da Lei 11.738/2008 – acabou com cinco votos por sua constitucionalidade e cinco votos por sua inconstitucionalidade.
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e Sindicato APEOC, a decisão do STF foi pela constitucionalidade do direito a um terço da carga horária para atividades extra-sala. CNTE/APEOC aponta a necessidade de mobilização para fazer valer esse direito. A sociedade não pode permitir que novos questionamentos venham a surgir por parte de gestores públicos que não queiram pagar o piso ou respeitar o direito à carga horária para planejamento de aulas. Esse direito é essencial para a melhor preparação do professor, com consequências diretas sobre a qualidade de ensino.

Resultado da Audiência. Governo Estadual e Sindicato APEOC

Nesta 5ª feira 28/4 a Direção do Sindicato APEOC foi recebida em audiência no Palácio da Abolição pelo Chefe de Gabinete do Governador Cid Gomes Deputado Ivo Gomes com a participação da Presidenta da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa Dep. Rachel Marques. No início do encontro o representante do executivo estadual informou e justificou a ausência do Governador pelo retardamento de sua chegada ao Estado do Ceará devido ao elastecimento dos compromissos da agenda governamental no exterior.
Ao iniciar sua fala o Sindicato APEOC entregou sua plataforma de reivindicações da Campanha Salarial de 2011 onde o centro é a valorização de todos os profissionais da educação.
Ao aprofundar suas reivindicações nossa entidade destacou a necessidade urgente de efetivação dos compromissos assumidos em 2010 com a categoria:
  • REAJUSTE DIFERENCIADO 2010;
  • PROGRESSÃO HORIZONTAL 2009/2010 - 100% DOS APTOS;
  • NIVELAMENTO SALARIAL ENTRE PROFESSORES TEMPORÁRIOS E EFETIVOS;
  • COMPUTADOR DO EDUCADOR
No mesmo patamar de cobrança os dirigentes do Sindicato APEOC reivindicaram aceleração no processo de implantação da Lei 11.738 na sua base original conquistada pela categoria, encaminhada pelo Presidente Lula, aprovada pelo Congresso, questionada pelos governantes e julgada constitucional pelo STF.
RESPOSTAS DO GOVERNO E ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO
  1. PENDÊNCIAS 2010 – O Chefe de Gabinete do Governador reafirmou compromisso do governo para efetivação das pendências (reajuste, progressão, nivelamento professores temporários e computador do educador);
  2. PISO E CARREIRA – Governo está finalizando proposta a ser apresentada para discussão no executivo e na Comissão Especial de Readequação da Carreira do Magistério;
O Secretário de Governo Ivo Gomes informou que no dia 3 de Maio o Governador receberá a Secretária de Educação para afunilar planilhas e encaminhamentos para efetivação das reivindicações 2010 e readequação da carreira; no dia 9 de maio o Governador Cid Gomes recebe a executiva do Sindicato APEOC para apresentar encaminhamentos sobre os pontos: Pendências 2010 e Piso/Carreira.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CAPACITAÇÃO

Educação e as Novas Tecnologias

NOS DIAS 26, 27 E 28 DE ABRIL OS PROFESSORES DO CERE PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
SABE-SE QUE O MUNDO SE INFORMATIZOU E SE FAZ NECESSÁRIO QUE A ESCOLA ACOMPANHE ESSA INFORMATIZAÇÃO E EMPREGUE NO CURRÍCULOS PRÁTICAS QUE ENVOLVAM O USO DAS TIC'S DE FORMA QUE SE OBTENHA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.

CONFIRA AS FOTOS DA CAPACITAÇÃO NA PÁGINA FOTOS.

terça-feira, 26 de abril de 2011

CONVITE ESPECIAL

A DIRETORA LEONILA CONVIDA A TODOS QUE FORMAM A COMUNIDADE ESCOLAR DO CERE, A PARTICIPAR NESTE DIA 03 DE MAIO AS 4 HS DE TARDE, DE UMA CELEBRAÇÃO PARA AGRADECER A DEUS PELA PASSAGEM DE SEU ALUNO PEDRO.

SE PREPARANDO PARA NOVOS MUNDOS

     OS ALUNOS DAS ESCOLAS APRESENTAM UMA DEFICIÊNCIA ENORME NO SENTIDO DE DESENVOLVER PESQUISAS. UNS SIMPLESMENTE UTILIZAM O "Ctrl C, Ctrl V" E COPIAM O CONHECIMENTO ALHEIO SE INTITULANDO SEU. A FALTA DE LEITURA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE FACILITAM OS TRABALHOS DE PESQUISA, ENFERRUJAM A MENTE DOS ALUNOS, DIMINUINDO A CAPACIDADE DE PENSAR, DISCUTIR, ANALISAR E OPINAR SOBRE ASSUNTOS RELEVANTES. OS PROFESSORES TAMBÉM TEM SUA PARCELA DE CULPA QUANDO NÃO EXIGEM DOS ALUNOS PESQUISAS QUE OBEDECEM PADRÕES ACADÊMICOS.
     NESSE SENTIDO O CERE PENSANDO NAS DIFICULDADES QUE SEUS ALUNOS APROVADOS EM PROCESSOS SELETIVOS VENHAM A ENCONTRAM NAS UNIVERSIDADES, VEM REALIZAR NOS DIAS 02 E 04 DE MAIO UMA OFICINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - MTC-, A FIM DE DESENVOLVER EM SEUS SEUS ALUNOS A CAPACIDADE E HABILIDADE DE DESENVOLVER TRABALHOS DE PESQUISA SEGUINDO TÉCNICAS PARONIZADAS PELA ABNT.
     COM ISSO NOSSOS ALUNOS SOFRERAM MENOR IMPACTO AO ENTRAREM NAS UNVERSIDADES COM O TRABALHOS E PESQUISAS EXIGIDOS E VÃO DESPERTAR A CAPACIDADE DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL.

DIA 28, DIA DA EDUCAÇÃO

  Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.
     Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.
     Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.
    E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

   A maior parte do conhecimento humano se dá mediante um processo um processo de educação. Enquanto os animais vivem com base no próprio instinto, o ser humano vive por meio do que aprendeu de seus pais e da sociedade.
   O processo de educação começa com a família: os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. A figura dos pais é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade - para a qual os pais preparam os filhos -, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.
    O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor. As novas atividades da economia moderna vêm requerendo uma formação mais abrangente dos candidatos aos novos empregos. Boa parte da população, porém, nem sequer tem acesso ao ensino fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda almeja alcançar e pela qual se esforça.
   Desde a última década do século XX, tem havido grandes avanços nessa área. O crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças existentes entre as regiões. Houve um aumento da taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos de idade. Em todo o Brasil, a proporção dessas crianças que não estavam na escola baixou de 9,8% para 4,3%; como conseqüências, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.
    O Sudeste deteve a maior taxa de escolarização (96,7%) e o Nordeste, apesar do avanço, a menor (94,1%). O percentual de crianças que estão fora da escola recuou significativamente, também, no Sudeste e no Nordeste.
    Esses dados expressivos demonstram a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades. Afinal, a boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Semana Nacional da Educação

No próximo dia 28 comemora-se o Dia Nacional da Educação, data que marca o importante período de reflexão sobre o papel desse item de fundamental importância na formação do nosso país. O Sindicato APEOC elaborou sua Agenda de Luta neste Mês da Educação (Abril) com mobilizações e visitas às escolas da capital e interior; audiências com secretários/as da educação; audiência com o governador Cid Gomes dia 28 (Dia Nacional da Educação); debate sobre a valorização dos profissionais da educação (dia 25 às 15h); e debate sobre Aplicabilidade da Lei do Piso do Magistério Pós Decisão do Supremo Tribunal Federal, dia 29 às 15h no Sindicato APEOC com o Advogado Salomão Barros Ximenes, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006), atualmente cursando doutorado em Direito do Estado na Universidade de São Paulo (USP).

Em Maio, o Sindicato APEOC promoverá atos públicos, seminários, mobilizações e assembléias. E, Dia 11/05, Paralisação Nacional e Ato Público no Palácio da Abolição às 08h.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Confira o vídeo de um caso de bullying que ocorreu em uma escola australiana na página fotos e vídeos.

Prova Brasil: entenda como é organizada a avaliação

    No segundo semestre de 2011 acontece a quarta edição da Prova Brasil. A avaliação é realizada de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) para medir os conhecimentos de Matemática e Língua Portuguesa dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A prova é aplicada a toda a rede pública urbana. Para escolas particulares e rurais, a avaliação é amostral - sendo aplicada apenas em algumas instituições.

     A Prova Brasil foi criada com base nas propostas curriculares de alguns estados e municípios e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Uma comissão do MEC analisou o material e, dos pontos em comum, elaborou uma matriz de referência. Essa, por sua vez, não engloba todo o currículo escolar, e sim as habilidades e competências que precisam ser aferidas. Cada uma delas é sintetizada por um descritor.

     Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação. Para o 5ºano, são 28 descritores e para o 9º ano, são 37 descritores.

     A prova de Língua Portuguesa, por sua vez, avalia apenas habilidades de leitura, representadas por 15 descritores para o 5º ano e 21 descritores para o 9º. Eles estão agrupados em cinco blocos: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Professora do CERE de Juazeiro do Norte é homenageada pela Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte



 

No dia 14 de abril de 2011 mais de vinte escritores foram homenageados pela Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte. Dentre eles, alguns da Rede Estadual de Ensino, como a   Professora Maria José de Sales (Graduada em Letras e Pós-graduada em Alfabetização), lotada no Cere Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva (Juazeiro do Norte), que foi agraciada com uma medalha pela importância de suas obras para História de Juazeiro. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Centenário de emancipação política de Juazeiro do Norte.


Maria José de Sales, com mais de 35 anos de profissão, é também atriz e escritora; tendo alguns livros publicados como: Banquete dos Deuses; Padre Cícero: Filho do Crato, Pai do Juazeiro; Auto do Caldeirão; A Consciência de Leideguima & Ponto Zero; O amor no Tempo do Fica. Muitos ainda esperando a publicação: Santidade e Loucura à Beira do Rio Salgadinho; Escola Encena, e outros.
Alguns reconhecimentos: em 1981  a professora recebeu o Troféu Honra ao Mérito da Faculdade de Filosofia do Crato, pela peça “A Consciência de Leideguima”; 3º lugar no Festival de Teatro Amador do Colégio Salesiano São João Bosco, com a peça: “De Quem era a Fantasia?”;em 1993 recebeu o troféu de funcionária padrão  do CSU/SPS; 1993 medalha de Melhor Sonoplastia no Festival de Teatro do Colégio Salesiano com a peça: “Padre Cícero: Filho do Crato, Pai do Juazeiro”; em 1997 recebeu o Troféu “Alfabetizadora Cearense-97” da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PRECE INDÍGENA



Ó Grande Espírito, cuja voz eu ouço nos
ventos e cujo alento dá a vida a todo
mundo. Ouve-me! Sou pequeno e fraco.
Necessito de sua força e sabedoria, deixa-me
andar em beleza e fazer meus olhos contemplarem sempre
o vermelho e púrpura do pôr-do-sol. Fazer com que minhas
mãos respeitem as coisas que fizeste, e que meus ouvidos sejam
aguçados para ouvir a tua voz. Faze-me sábio para que eu possa
compreender as coisas que ensinaste ao meu povo. Deixa-me aprender as lições
que escondeste em cada folha, em cada rocha. Busca força.
Não para ser maior que meu irmão mas para lutar contra meu maior inimigo, eu mesmo.
Faze-me sempre pronto para chegar a Ti. Com as mãos limpas e olhar firme. A fim de que,
quando a vida se apagar, como se apaga o poente,
eu possa chegar a ti, sem se envergonhar. Amém.
 

sábado, 16 de abril de 2011

19 DE ABRIL, DIA DO ÍNDIO

                           RESPEITO AOS ÍNDIOS
Os índios merecem todo o nosso
Respeito, carinho e amor.
Até hoje algumas tribos vivem em aldeias, preservando com garra sua própria raça.
Quando os portugueses aqui chegaram já encontraram os índios vivendo e tomando conta das nossas terras.
Os índios respeitam e preservam a Natureza. Amam os animais e cuidam com carinho, amor e imenso respeito da nossa fauna e da nossa flora.
Vivem em contato com a natureza e consideram-se os verdadeiros donos das terras.
Os índios seguem uma alimentação natural e saudável, por isso geralmente são fortes, risonhos e felizes, principalmente aqueles que não têm contato com os homens brancos.
Adoram caçar, pescar e plantar! Tirando da terra sua alimentação e sobrevivência preferem viver longe da civilização, pois têm sua própria cultura e suas próprias leis.
Vamos amar nossos índios com todo o respeito que eles merecem!
Eles fazem parte da história do nosso povo!
Eles fazem parte da história do nosso país!
É importante que os índios sejam lembrados todos os dias como nossos irmãos, pois dão exemplo de pureza e dignidade sempre.
Adoradores da lua e do sol vivem em perfeita harmonia com mares, rios e florestas!
Verdadeiros donos das nossas terras!

Autor: Antonio Marcos Pires

Grêmio Estudantil

Grêmio estudantil: participar para prevenir a violência

     A escola é um lugar estratégico e privilegiado para se trabalhar na perspectiva da prevenção da violência, pois pode ser o palco de experiências de prática cidadã. Elas podem ser disparadas, por exemplo, por meio do incentivo ao associativismo juvenil na forma de grêmio estudantil.

     A violência não afeta de maneira uniforme regiões, grupos etários, classes sociais ou gênero. A maioria das vítimas da violência letal é do sexo masculino e está na faixa entre 15 e 24 anos (segundo dados do Infocrim da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

Carência de opções

     Ao analisar as áreas onde a violência se manifesta com mais frequência, percebe-se a alta densidade populacional e a alta proporção de jovens no total da população, a presença insuficiente do poder público e os índices de vulnerabilidade e exclusão. Muitas vezes, os serviços públicos de educação e saúde estão degradados e contam com profissionais pouco estimulados e preparados para lidar com os desafios da comunidade. As escolas, os postos de saúde e a polícia são, em muitos locais da periferia, os únicos equipamentos públicos presentes.

     Neste contexto, a violência letal acaba resultando de conflitos banais, estimulados por uma cultura da violência que valoriza o individualismo e exige uma resposta imediata e violenta diante de qualquer desavença. Mesmo quando não acabam em mortes, estes conflitos e a maneira como são resolvidos perpetuam uma cultura de desvalorização do diálogo, da negociação e do associativismo e da vida.

     Diante deste diagnóstico, é possível traçar caminhos e medidas para contribuir com a diminuição e a prevenção da violência nestes locais. Essas ações também podem atuar em um nível mais simbólico, ampliando o repertório das comunidades e interferindo na cultura de banalização da violência. O Instituto Sou da Paz tem desenvolvido diversos projetos de intervenção com foco na prevenção da violência juvenil em comunidades de São Paulo. Estes projetos pretendem promover a par ticipação democrática dos jovens nos processos de ocupação e transformação de espaços públicos (praças ou escolas), apostando na negociação e na valorização da diversidade como estratégias que contribuem para mudar este quadro.

O potencial das escolas

     As escolas são um dos únicos equipamentos públicos encontrados nas regiões periféricas e têm enorme potencial para a formação de lideranças e a construção de formas pacíficas de relação social e de promoção dos direitos de cidadania.

     O grêmio estudantil é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por lei, mas sua fundação não deve corresponder ao cumprimento exclusivo de uma obrigação legal. Ao contrário, o grêmio deve existir como um princípio e conteúdo pedagógico, compondo o currículo escolar, sendo uma experiência política teórica e prática de exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola.

     Considerar o estímulo à formação e à consolidação dos grêmios estudantis um processo pedagógico é assumir, por um lado, a formação política dos jovens, no sentido de participação no espaço público, buscando prepará-los para a vida democrática. Por outro lado, é assumir os alunos como membros da comunidade escolar, dando mais sentido e significado para seu estar na escola.


 
Como formar um grêmio estudantil?

1) O grupo interessado em formar o grêmio avisa a direção da escola, divulga a proposta e convida os alunos a formar a comissão pró-grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada em assembleia geral.

2) A comissão pró-grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral. Nesta reunião os alunos decidem o nome do grêmio, o período de campanha das chapas, a data das eleições e aprovam o estatuto do grêmio, além de montar a comissão eleitoral.

3) Os alunos se reúnem e formam chapas para concorrer à eleição. A comissão eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.

4) A comissão eleitoral organiza a eleição. No final da apuração, a comissão pró-grêmio deve fazer uma ata da eleição, para divulgar os resultados.

5) A comissão pró-grêmio envia uma cópia da ata da eleição e do estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio. A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral, a partir do 3º passo.
Saiba mais sobre grêmio estudantil acessando:

Instituto Sou da Paz - www.soudapaz.org
União Nacional dos Estudantes - www.une.org.br - clicando em UBES on-line.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Piso Nacional do Magistério é Constitucional

Vitória Histórica dos Trabalhadores em Educação


                                                                                  


     Em sessão das mais polêmicas,  o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, hoje, 06/04/2011, o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, ajuizada em outubro de 2008 pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará para contestar dispositivos da Lei nº 11.738/2008, que instituiu o piso nacional e a jornada de trabalho dos professores de ensino básico das escolas públicas brasileiras.
     O Relator, Ministro Joaquim Barbosa, inicialmente votou pela Constitucionalidade parcial da Lei, ou seja, pelo piso enquanto vencimento inicial de Carreira e pela inconstitucionalidade, quanto a pelo menos 1/3 da carga horária para horas atividades (extra classe). Foi seguido pelas Ministras Ellen Gracie e Carmem Lúcia. No decorrer da sessão plenária, o Ministro Celso de Melo, Ministro relator,  mudou seu voto para declarar a Constitucionalidade integral da referida Lei.
     Os Ministros Luis Fux, Ricardo Lewandovski, Celso de Melo e o Ministro Carlos Aires Brito votaram pela Constitucionalidade integral da Lei, ou seja, improcedência total da Adin.
     Votaram no sentido de manutenção da medida cautelar os Ministros Gilmar Mendes e Marcos Aurélio Melo, significa que votaram contra a Lei do Piso do Magistério.
   No cômputo geral o STF julgou improcedente a Adin, ou seja, PELA CONSTITUCIONALIDADE INTEGRAL DA LEI Nº 11,738.
     O Sindicato APEOC e CNTE comemoram vitória diante da decisão do STF, entendendo que a luta pela valorização dos trabalhadores em educação continua em  novo patamar, cobrando a efetivação da lei em sua integralidade pelos Estados e Municípios, particularmente pelo governo do Ceará, um dos subscritores da  ADI.

http://www.apeoc.org.br/extra/Diariooficial.pdf

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Monitores ambientais

Educar para a sustentabilidade e a cidadania planetária é o novo desafio da educação, a sociedade atual se ver forçada a pensar sobre a sua existência e os impactos que causa ao ambiente e, sobretudo, suas conseqüências se faz necessário discutir a educação sustentável a partir da educação para o consumo consciente, esse é o primeiro passo a sustentabilidade da sociedade como um todo.
Diante deste cenário o CERE está selecionando entre seus alunos monitores ambientais, estes irão atuar na escola como um todo, além de serem multiplicadores. Os interessados devem entrar em contato com a prof.ª Rosa até terça-feira dia 12/04.

terça-feira, 5 de abril de 2011

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL




PARABÉNS
QUE ESTA DATA LHE PROPORCIONE MOMENTOS DE REFLEXÃO PARA UM RENOVAR DE FORÇAS EM BUSCA DA FELICIDADE, QUE VOCÊ TANTO MERECE.
FELIZ ANIVERSÁRIO

05. JUCIVÂNIA
08. JUCY
12. ADRIANO
20. JÔ
21. MONIQUE
27. JOSÉ DIAS
27. FRANCISCA DANTAS
29. MÁRCIO LAVOR

segunda-feira, 4 de abril de 2011

7 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA SAÚDE

     O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
     Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
     É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
     Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
     O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.
     Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.
     Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.
     Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

ETERNAS SAUDADES


     A comunidade escolar do CERE  consternada com partida de PEDRO, ora unida para que a família de PEDRO possa encontrar conforto na dor.


Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.

Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.

Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria."

Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A questão é o Professor

     A revista VEJA publicada 30 de MARÇO de 2011, lançou uma nota dizendo que o" Ministerio da Educação pretende criar um exame nacional para avaliar candidatos a professores. Segundo a revista estudos demostram que, para melhorar a qualidade de ensino em um país, é necessário monitora continuamente o desempenho dos professores".
   O  Ministério da Educação com essa atitude radical, se esquece que  antes de tudo deveria fazer maior investimento em equipamentos que melhore a qualidade das aulas em láboratório de ciências, LEI, salas de mídia. Carga horária suficiente para planejamentos de aulas e salários dignos de uma classe responsável pela formação humana e social dos brasileiros. Os baixos salários obrigam alguns professores buscarem outras ocupações para se manterem com um salário extra. São estas atitudes que o Ministério da Educação deveria tomar para melhorar a qualidade de ensino no Brasil.