PROJETOS


PROJETOS DA ESCOLA  2015




PROJETO CULTURA INDÍGENA
















AULÕES DO ENEM


INICIOU DIA 14 DE MARÇO A TEMPORADA 2015 DE AULÕES PARA O ENEM , COM A UMA BOA PRESENÇA DOS ALUNOS QUE PRETENDEM  PARTICIPAR DA PROVA. OS AULÕES ACONTECEM QUINZENALMENTE AOS SÁBADOS.





                                         PROJETO " MULHER CERE"


Projeto foi desenvolvido no dia 28 de abril de 2015 , consistiu em um dia de ação para as mulheres da escola (mães de alunos, alunas, professoras e funcionárias) com realização de diversas atividades. Com parceria de instituições como  (Faculdade Leão Sampaio, SESC, CENTEC e da Secretária da Saúde)



















PROJETO NÚCLEO DE TRABALHO,PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS- NTPPS






É um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos.

Ao longo de 160 horas/ano, as oficinas do NTPPS são orientadas por meio do material estruturado, Planos de Aula e Caderno do Aluno. Os projetos de pesquisa desenvolvidos a cada ano são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são:- a escola e a família, no primeiro ano;

- a comunidade, no segundo ano;

- o mundo do trabalho, no terceiro ano.













PROJETO DIRETOR DE TURMA







O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua carga horária semanal tendo como principais funções: 

  •  Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
  •  Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis,professores e núcleo gestor da escola;
  •  Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento  pessoal, cognitivo e social dos alunos.
  • Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
  •  Lecionar a Formação Cidadã; 
  • Acompanhar o Estudo Orientado;
  •  Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
















PROJETO JOVEM DO FUTURO - PJF


 




O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará  (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.

As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.

O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo projeto comprovam sua premissa inicial: se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio. Ou seja, com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos.