PROJETOS DA ESCOLA 2015
PROJETO CULTURA INDÍGENA
AULÕES DO ENEM
PROJETO CULTURA INDÍGENA
AULÕES DO ENEM
INICIOU DIA 14 DE MARÇO A TEMPORADA 2015 DE AULÕES PARA O ENEM , COM A UMA BOA PRESENÇA DOS ALUNOS QUE PRETENDEM PARTICIPAR DA PROVA. OS AULÕES ACONTECEM QUINZENALMENTE AOS SÁBADOS.
PROJETO " MULHER CERE"
Projeto foi desenvolvido no dia 28 de abril de 2015 , consistiu em um dia de ação para as mulheres da escola (mães de alunos, alunas, professoras e funcionárias) com realização de diversas atividades. Com parceria de instituições como (Faculdade Leão Sampaio, SESC, CENTEC e da Secretária da Saúde)
PROJETO NÚCLEO DE TRABALHO,PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS- NTPPS
É
um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem
como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por
meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil,
contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado,
motivador e favorável à produção de conhecimentos.
Ao longo de 160 horas/ano, as oficinas do NTPPS são orientadas por meio do material estruturado, Planos de Aula e Caderno do Aluno. Os projetos de pesquisa desenvolvidos a cada ano são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são:- a escola e a família, no primeiro ano;
- a comunidade, no segundo ano;
- o mundo do trabalho, no terceiro ano.
PROJETO NÚCLEO DE TRABALHO,PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS- NTPPS
Ao longo de 160 horas/ano, as oficinas do NTPPS são orientadas por meio do material estruturado, Planos de Aula e Caderno do Aluno. Os projetos de pesquisa desenvolvidos a cada ano são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são:- a escola e a família, no primeiro ano;
- a comunidade, no segundo ano;
- o mundo do trabalho, no terceiro ano.
O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua carga horária semanal tendo como principais funções:
- Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
- Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis,professores e núcleo gestor da escola;
- Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento pessoal, cognitivo e social dos alunos.
- Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
- Lecionar a Formação Cidadã;
- Acompanhar o Estudo Orientado;
- Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (intercalares e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.
O
Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da
Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto
Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro
para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar
substancialmente seu desempenho.
As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.
O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.
Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo projeto comprovam sua premissa inicial: se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio. Ou seja, com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos.