segunda-feira, 13 de junho de 2011

Olimpíada e Cidadania - um grande salto para o futuro

O Brasil é hoje uma das mais promissoras fronteiras econômicas do mundo e foi contemplado com a recepção dos maiores eventos esportivos do planeta: Copa do Mundo de Futebol – FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Os dois eventos serão importantes vetores de modernização do país. As mais diversas áreas como comunicações, estrutura de aeroportos, transporte urbano, turismo, energia, construção de arenas, entre outros serão pautas permanentes dos governos, federal, estaduais e municipais, nesses anos que os antecedem. 
No entanto, os dois eventos possuem elementos que os diferenciam. O mais visível deles é o fato que enquanto a Copa do Mundo é monoesportiva, abrange exclusivamente o futebol, os Jogos Olímpicos são poliesportivos. Nesse item, as olimpíadas possuem capilaridade transversal nas práticas esportivas desenvolvidas no Brasil.
Os esportes olímpicos, pela própria diversidade, incorporam os brasileiros de forma mais especifica. A vocação poliesportiva do Brasil tem abrigo no conceito de multiracialidade de nosso povo. O mosaico racial cultural trouxe a mesma diversidade de tipos, características e aptidões para a prática dos mais diversos esportes.
É considerando este contexto multirracial e poliesportivo que a Fundação Demócrito Rocha e o Governo Federal, através do Ministério dos Esportes conceberam e estruturaram o projeto Olimpíada e Cidadania - Qualificação Integrada dos Profissionais de Educação Física na formação de atletas e cidadãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário