domingo, 5 de junho de 2011

Conquistas só acontecem com greve, diz Sindiute

Na condução da sexta greve durante o governo da prefeita Luizianne Lins (PT), o Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação (Sindiute) explica que as greves de professores são recorrentes porque a gestão municipal não cede às queixas da categoria antes que as paralisações aconteçam. “A greve acontece porque a Prefeitura só negocia conosco quando estamos em paralisação. A cada ano nós tivemos conquistas significativas que só foram possíveis com a categoria parada”, resume a professora Gardênia Baima, da direção colegiada do Sindiute.

Com o significativo slogan “nossa escola de luta”, o Sindiute já se destaca em relação ao comando sindical que representa os professores do Governo do Estado como uma entidade mais incisiva – e até mais radical na busca de seus objetivos. Como exemplo recente, a invasão de manifestantes do Sindiute ao plenário da Câmara Municipal, ocasião em que interromperam os trabalhos legislativos e foram responsáveis pela saída dos parlamentares do espaço reservado aos legisladores.

Enquanto o Sindiute já acumula a experiência de seis greves só nos cinco anos e meio da gestão de Luizianne Lins, nos quatro anos e meio de gestão do governador Cid Gomes (PSB), os professores estaduais fizeram paralisações em duas ocasiões: a primeira em 2008 e depois em 2009. Em ambos os casos, tendo como motivação a adesão de Cid à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questionava no Supremo Tribunal Federal (STF) a lei que fixou para o Brasil um piso salarial a ser pago aos professores de nível médio.
fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/06/04/noticiapoliticajornal,2252877/conquistas-so-acontecem-com-greve-diz-sindiute.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário