quinta-feira, 19 de maio de 2011

FIQUE POR DENTRO

DURANTE NOSSA ROTINA PEDAGÓGICA NOS DEPARAMOS COM ALGUNS TERMOS COMO INEP, IDEB E CENSO ESCOLAR. MAS AFINAL O QUE SIGNIFICA ESTAS PALAVRAS, QUAL A IMPORTÂNCIA DELAS NA VIDA ESCOLA. VEJA AO ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES ÚTEIS E SEJA UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ATUALIZADO.

INEP
     O Inep é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Como diz o nome, o Inep é um instituto de pesquisa, ligado ao Ministério da Educação, e que tem como objetivo produzir material que sirva de subsídio para que os agentes do governo elaborem e apliquem políticas públicas na área de educação.
    O Inep elabora seus estudos especialmente por meio dos dados obtidos em diversas provas e programas nacionais que abrangem todos os níveis educacionais, como por exemplo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um dos principais estudos do Inep é o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), realizado a cada dois anos com alunos e instituições educacionais dos ensinos fundamental e médio.
    O nome do instituto é uma homenagem a Anísio Teixeira, que foi diretor da autarquia nos anos 1950.

CENSO ESCOLAR
    O Censo é um instrumento que visa melhorar a qualidade da educação Básica no Brasil. O Censo Escolar promovido com a colaboração dos órgãos regionais de ensino, das secretarias estaduais e municipais de educação, e com a participação das escolas públicas e privadas do País. Os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e distribuição de recursos públicos como: alimentação e transporte escolar, implantação de bibliotecas, distribuição de livros didáticos e uniformes, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola, FUNDEB, cálculo do IDEB, entre outros.

IDEB
    O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb.

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