segunda-feira, 18 de novembro de 2013

GINCANA SÓCIO-INTERDISCIPLINAR



                
CERE - ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA

GINCANA SÓCIO-INTERDISCIPLINAR

EDITAL – CERE, 22 de outubro de 2013

A escola CERE - ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA realizará na 3ª semana de dezembro de 2013 uma GINCANA SÓCIO-INTERDISCIPLINAR que terá por objetivo desenvolver e incentivar o protagonismo dos educandos, envolvendo-os em atividades que os ajudarão a testar e refletir criticamente sobre seus conhecimentos referente às disciplinas que estudam e aos temas da atualidade que povoam os meios de comunicação e os influenciam, além de os envolver em atividades sociais, isso feito de forma prazerosa em uma competição que propõe a esses jovens uma maneira diferente e divertida de aliar conhecimento cientifico, preocupação social e diversão.


1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A gincana será disputada em dois níveis, fundamental e médio e em duas etapas: as turmas de ensino fundamental de cada turno disputarão entre si durante a segunda semana de dezembro, o mesmo acontecerá com as turmas de nível médio e no dia 23 de dezembro de 2013 os vencedores de cada turno disputarão o primeiro lugar por nível.
1.2 A competição se realizará em um circuito de provas que exigirá dos educandos, conhecimento das disciplinas que estudam, além de atualidades, raciocínio lógico, agilidade, coordenação motora e parceria para cumprir com as provas de cunho social.
1.3 Cada turma deverá escolher 06 representantes (não mais nem menos que isso) para apresentar e realizar as provas, durante as disputas.
1.4 Ao final da competição serão premiadas 02 turmas 01 de nível fundamental e 01 de nível médio, com um dia de lazer.

2. DAS PROVAS E PONTUAÇÃO

PROVAS
PONTUAÇÃO

Arrecadação de alimentos

20

Doação de sangue

1º Lugar – 30
2º Lugar – 20
Demais - 10
Cuidando da saúde com exercícios físicos
10

Soletrando

10
Resolver questões de cálculo e raciocínio lógico
10

Conhecimentos gerais ou torta na cara

10
Feijão na garrafa
10

Acorrentados

10

Basquete com perguntas

10
Aquário com perguntas
10
Adivinhando os objetos com perguntas
10
Corrida estrangeira
10
Apresentando seu talento
05
Prova Surpresa I
01 à 05
Prova Surpresa II
01 à 05
Prova Surpresa III
01 à 05
Grito de guerra
01 à 05
Padronização da equipe
01 à 05
Respeito a espaço físico demarcado e comandos da comissão organizadora
01 à 05
Mimica
(Prova Extra)
3. DETALHAMENTO DAS PROVAS

3.1 Arrecadação de alimentos


As turmas deverão arrecadar alimentos não perecíveis e diversos, ficando com 20 pontos a que apresentar a maior quantidade de quilogramas. Os alimentos arrecadados por todas as turmas serão doadas a uma instituição social a ser definida. Essa prova tem a finalidade de desenvolver o caráter social dos alunos

3.2 Doação de sangue


As turmas deverão encontrar voluntários para fazer doação de sangue, podendo ou não ser da escola. Esta prova deverá ser realizada com antecedência ao dia da apresentação final da gincana. Os voluntários farão a doação de sangue no Hemonúcleo de Juazeiro do Norte e receberão um selo que deve ser apresentado pelas turmas na apresentação final, ficando com 30 pontos a equipe que apresentar o maior número de selos, 20 pontos a equipe que apresentar o segundo maior número e as demais equipes 10 pontos. Aliada a essa prova os alunos farão uma campanha de conscientização sobre o assunto, tendo por finalidade, também desenvolver o caráter social dos educandos.

3.3 Cuidando da saúde com exercícios físicos


As turmas deverão trazer a família para participar de uma aula com exercícios físicos básicos que eles possam fazer no seu dia-a-dia. Esta prova será realizada na segunda semana de dezembro de 2013 e tem como principal finalidade conscientizar a comunidade escolar sobre os benefícios da atividade física para uma vida mais saudável. A turma que apresentar o maior número de pessoas acumulará 10 pontos.

3.4 Soletrando


Cada turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, cada um sorteará um envelope com uma palavra que deverá soletrar, se o primeiro competidor errar pode permanecer na prova se os demais também errarem, mas se algum acertar a prova acaba para ele e sua equipe, repetindo-se esse processo até restar apenas um participante, que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá do aluno conhecimento ortográfico das palavras em português.

3.5 Resolver questões de cálculo e raciocínio lógico


Cada turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, cada um sorteará um envelope que contém um desafio lógico matemático para resolver, se o primeiro competidor errar pode permanecer na prova se os demais também errarem, mas se algum acertar a prova acaba para ele e sua equipe, repetindo-se esse processo até restar apenas um participante, que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá do aluno conhecimento lógico dedutivo e matemático.

3.6 Conhecimentos gerais ou torta na cara


Cada equipe (turma) deverá apresentar um entre seus 06 participantes para realizar essa prova que contará com perguntas de historia, geografia e atualidades. Ela será realizada em turnos, no primeiro turno cada turma desafiará uma outra, sendo que isso será definido mediante um sorteio prévio, em seguida uma pergunta será feita a dupla de desafiantes o que responder primeiro passa para a próxima fase e o oponente receberá uma torta na cara. Seguindo-se esse processo até que só reste um participante “cara limpa” que acumulará 10 pontos para sua equipe.

3.7 Feijão na garrafa


Cada turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, cada participante receberá 10 caroços de feijão e em pé com a mão a altura da boca deverão acerta-los dentro de uma garrafa pet colocada aos seus pés. Em um minuto aquele que tiver acertado o maior número de caroços dentro da garrafa levará os 10 pontos para sua equipe, uma vez que o caroço cair fora da garrafa não será permitido que o participante o apanhe para fazer nova tentativa. Em caso de empate todos levarão 10 pontos. Essa prova exigirá do aluno concentração e coordenação motora.

3.8 Acorrentados


Cada turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, esses terão um minuto para levar bolas de um recipiente a outro, posicionados a certa distância, só que deverão fazer isso com os pés presos um ao outro. Ao final do tempo estipulado a dupla que conseguiu transportar a maior quantidade de bolas acumula 10 pontos para sua equipe. Em caso de empate todos acumulam 10 pontos. Essa prova exigirá da dupla união e agilidade.

3.9 Basquete com perguntas


Cada turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, um dos participantes deverá tentar fazer uma cesta de basquete, se conseguir o parceiro sorteará um envelope com uma pergunta sobre educação física, DST e esportes. Isso se repetirá até que só fique uma dupla que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá da dupla união, agilidade e conhecimentos sobre esporte e saúde.

3.10 Aquário com perguntas


Cada turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, um dos participantes deverá escolher um objeto e dizer se este afunda ou não na água, se acertar o parceiro sorteará um envelope com uma pergunta sobre química, física ou biologia (ENSINO MÉDIO) ou ciências (ENSINO FUNDAMENTAL) caso esse acerte continua na disputa se errar ficará dependendo das outras duplas, se todas errarem o processo recomeça se pelo menos uma acertar essa dupla será eliminada. Isso se repetirá até que só fique uma dupla que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá da dupla união, percepção e conhecimentos sobre ciências ou química e física.

3.11 Testando os sentidos


Cada turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para realizar essa prova, um dos participantes sorteará um sentido (olfato, paladar ou tato) feito isso deverá sortear mais um envelope que conterá algo ele deverá identificar usando o sentido que sorteou, se acertar o parceiro sorteará um envelope com uma pergunta sobre Cultura do nordeste, caso esse acerte continua na disputa se errar ficará dependendo das outras duplas, se todas errarem o processo recomeça, se pelo menos uma acertar essa dupla será eliminada. Isso se repetirá até que só fique uma dupla que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá da dupla união, percepção e conhecimentos sobre a cultura nordestina.

3.12 Corrida estrangeira



Cada turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para realizar essa prova. Um dos participantes deverá percorrer um percurso preestabelecido em um minuto e transportar um ovo colocado em uma colher na boca, se conseguir o parceiro responderá uma pergunta feita em inglês ou espanhol, se não conseguir a dupla permanece na prova até que outra dupla consiga, esse processo se repetirá até que permaneça somente uma dupla que acumulará 10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá dos participantes união, agilidade, coordenação motora e conhecimento de uma língua estrangeira.

3.13 Apresentando seu talento


Essa prova pode ser realizada por qualquer pessoa da equipe (não ficando restrita ao grupo de representantes), a equipe apresentará uma música dançando ou cantando, podendo ser um ritmo típico de um estado brasileiro, ou de um país ou mesmo uma cena musical de um filme desde que possa ser realizada em no máximo cinco minutos, não há restrição para a quantidade de participantes na realização dessa prova, ela contará 05 pontos para toda equipe que fizer apresentação e deverá ser apresentada antes a comissão organizadora, cabendo a essa vetar a apresentação caso ela não esteja em concordância com essas exigências desse item.

3.14 Provas surpresas

Essas provas serão apresentadas na hora e poderá ser realizada pelos 06 representantes ou outras pessoas da equipe e valerão entre 1 e 5 pontos dependendo do grau de dificuldade, para a equipe que as realizarem em menor tempo

3.15 Grito de guerra

Cada equipe deve escolher um grito de guerra, para usar durante a gincana, a que apresentar a torcida mais participativa e o grito mais original pode acumular de 01 à 05 pontos
3.16 Padronização das equipes

Cada equipe deve escolher uma cor para ficar padronizado, podendo usar para isso coletes, faixas, camisas, etc. a escolha dessa cor deverá ser feita no ato da inscrição, sendo que a turma que fizer a inscrição primeiro terá preferência no caso de haver duas equipes com a mesma cor. Essa prova vale 05 pontos para a equipe mais bem padronizada e em caso de empate todas as equipes nessa posição acumularão 05 pontos.

3.17 Respeito a espaço físico demarcado e comandos da comissão organizadora

Cada equipe terá seu lugar demarcado e não poderá sair fora dele, além disso, deverão ficar atentas as placas de comando da comissão organizadora devendo obedece-las imediatamente, a equipe que melhor cumprir essa prova acumulará 05 pontos e em caso de empate todas as equipes nessa posição acumularão 05 pontos.

3.18 Mimica (Prova Extra)


Essa prova só acontecerá no caso de haver um empate na pontuação final entre duas ou mais equipes do mesmo nível. Os seis representantes deverão realiza-la juntos, eles devem escolher um participante para sortear um envelope que irá conter o nome de um filme que retrate algum fato histórico, e terá 02 minutos para tentar representa-lo para os demais integrantes em forma de mimica e esses por sua vez, devem adivinhar o nome do filme. Se após a primeira rodada as equipes continuarem empatadas, então se repetirá o processo e as equipes poderão optar por trocar ou não o participante que fará a mimica. Que vencer essa prova é campeão.

4. DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

CRONOGRAMA
Divulgação para os alunos
23/10/2013
Inscrição dos representantes
18/11/2013 à 22/11/2013
Palestra com o Hemoce
02/ 12/2013 à 06/12/2013
Coleta de sangue no Hemoce (PROVA 3.2)
09/12/ 2013 à 13/12/2013

Aula cuidados com a saúde (PROVA 3.3) NIVEL FUNDMENTAL


11/12/2013 (18h00min às 19h00min)

Aula cuidados com a saúde (PROVA 3.3) NIVEL MÉDIO

13/12/2013 (18h00min às 19h00min)

Disputa por turno nível fundamental

17/12/2013 e 18/12/2013

Disputa por turno nível médio

19/12/2013 e 20/12/2013

Disputa entre turnos nível fundamental e médio.

23/12/2013

Premiação

10/01/2014

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 Os representantes das equipes só poderão ser substituídos por outros participantes em casos extremos, ou até três dias antes da competição.

5.2 As apresentações da prova 3.13, não poderá ser uma apresentação libidinosa, e a comissão organizadora terá toda autonomia para vetar sua exibição caso ela fuja a essa exigência e não serão aceitas nenhuma apresentação que não seja antes apresentada a comissão. .


TURMA 2º ANO C – 2013
PROFª.: ÉRICA




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário