CERE
- ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA
GINCANA
SÓCIO-INTERDISCIPLINAR
EDITAL
– CERE, 22 de outubro de 2013
A
escola CERE - ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA realizará na 3ª
semana de dezembro de 2013 uma GINCANA
SÓCIO-INTERDISCIPLINAR que terá por
objetivo desenvolver e incentivar o protagonismo dos educandos,
envolvendo-os em atividades que os ajudarão a testar e refletir
criticamente sobre seus conhecimentos referente às disciplinas que
estudam e aos temas da atualidade que povoam os meios de comunicação
e os influenciam, além de os envolver em atividades sociais, isso
feito de forma prazerosa em uma competição que propõe a esses
jovens uma maneira diferente e divertida de aliar conhecimento
cientifico, preocupação social e diversão.
1. DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 A gincana será disputada
em dois níveis, fundamental e médio e em duas etapas: as turmas de
ensino fundamental de cada turno disputarão entre si durante a
segunda semana de dezembro, o mesmo acontecerá com as turmas de
nível médio e no dia 23 de dezembro de 2013 os vencedores de cada
turno disputarão o primeiro lugar por nível.
1.2 A competição se
realizará em um circuito de provas que exigirá dos educandos,
conhecimento das disciplinas que estudam, além de atualidades,
raciocínio lógico, agilidade, coordenação motora e parceria para
cumprir com as provas de cunho social.
1.3 Cada turma deverá
escolher 06 representantes (não mais nem menos que isso) para
apresentar e realizar as provas, durante as disputas.
1.4 Ao final da competição
serão premiadas 02 turmas 01 de nível fundamental e 01 de nível
médio, com um dia de lazer.
2. DAS
PROVAS E PONTUAÇÃO
PROVAS
|
PONTUAÇÃO
|
Arrecadação de alimentos |
20
|
Doação de sangue |
1º
Lugar – 30
2º
Lugar – 20
Demais
- 10
|
Cuidando
da saúde com exercícios físicos
|
10
|
Soletrando |
10
|
Resolver
questões de cálculo e raciocínio lógico
|
10
|
Conhecimentos gerais ou torta na cara |
10
|
Feijão
na garrafa
|
10
|
Acorrentados |
10
|
Basquete com perguntas |
10
|
Aquário
com perguntas
|
10
|
Adivinhando
os objetos com perguntas
|
10
|
Corrida
estrangeira
|
10
|
Apresentando
seu talento
|
05
|
Prova
Surpresa I
|
01
à 05
|
Prova
Surpresa II
|
01
à 05
|
Prova
Surpresa III
|
01
à 05
|
Grito
de guerra
|
01
à 05
|
Padronização
da equipe
|
01
à 05
|
Respeito
a espaço físico demarcado e comandos da comissão organizadora
|
01
à 05
|
Mimica
|
(Prova
Extra)
|
3.
DETALHAMENTO DAS PROVAS
3.1 Arrecadação de alimentos
As turmas deverão arrecadar alimentos não perecíveis
e diversos, ficando com 20 pontos a que apresentar a maior quantidade
de quilogramas. Os alimentos arrecadados por todas as turmas serão
doadas a uma instituição social a ser definida. Essa prova tem a
finalidade de desenvolver o caráter social dos alunos
3.2 Doação de sangue
As turmas deverão encontrar voluntários para fazer
doação de sangue, podendo ou não ser da escola. Esta prova deverá
ser realizada com antecedência ao dia da apresentação final da
gincana. Os voluntários farão a doação de sangue no Hemonúcleo
de Juazeiro do Norte e receberão um selo que deve ser apresentado
pelas turmas na apresentação final, ficando com 30 pontos a equipe
que apresentar o maior número de selos, 20 pontos a equipe que
apresentar o segundo maior número e as demais equipes 10 pontos.
Aliada a essa prova os alunos farão uma campanha de conscientização
sobre o assunto, tendo por finalidade, também desenvolver o caráter
social dos educandos.
3.3 Cuidando da saúde com exercícios físicos
As turmas deverão trazer a família para participar de
uma aula com exercícios físicos básicos que eles possam fazer no
seu dia-a-dia. Esta prova será realizada na segunda semana de
dezembro de 2013 e tem como principal finalidade conscientizar a
comunidade escolar sobre os benefícios da atividade física para uma
vida mais saudável. A turma que apresentar o maior número de
pessoas acumulará 10 pontos.
3.4 Soletrando
Cada
turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar
essa prova, cada um sorteará um envelope com uma palavra que deverá
soletrar, se o primeiro competidor errar pode permanecer na prova se
os demais também errarem, mas se algum acertar a prova acaba para
ele e sua equipe, repetindo-se esse processo até restar apenas um
participante, que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova
exigirá do aluno conhecimento ortográfico das palavras em
português.
3.5 Resolver questões de cálculo e raciocínio lógico
Cada
turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar
essa prova, cada um sorteará um envelope que contém um desafio
lógico matemático para resolver, se o primeiro competidor errar
pode permanecer na prova se os demais também errarem, mas se algum
acertar a prova acaba para ele e sua equipe, repetindo-se esse
processo até restar apenas um participante, que levará 10 pontos
para sua equipe. Essa prova exigirá do aluno conhecimento lógico
dedutivo e matemático.
3.6 Conhecimentos gerais ou torta na cara
Cada
equipe (turma) deverá apresentar um entre seus 06 participantes para
realizar essa prova que contará com perguntas de historia, geografia
e atualidades. Ela será realizada em turnos, no primeiro turno cada
turma desafiará uma outra, sendo que isso será definido mediante um
sorteio prévio, em seguida uma pergunta será feita a dupla de
desafiantes o que responder primeiro passa para a próxima fase e o
oponente receberá uma torta na cara. Seguindo-se esse processo até
que só reste um participante “cara limpa” que acumulará 10
pontos para sua equipe.
3.7 Feijão na garrafa
Cada
turma apresentará um entre os seus 06 representantes para realizar
essa prova, cada participante receberá 10 caroços de feijão e em
pé com a mão a altura da boca deverão acerta-los dentro de uma
garrafa pet colocada aos seus pés. Em um minuto aquele que tiver
acertado o maior número de caroços dentro da garrafa levará os 10
pontos para sua equipe, uma vez que o caroço cair fora da garrafa
não será permitido que o participante o apanhe para fazer nova
tentativa. Em caso de empate todos levarão 10 pontos. Essa prova
exigirá do aluno concentração e coordenação motora.
3.8 Acorrentados
Cada
turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para
realizar essa prova, esses terão um minuto para levar bolas de um
recipiente a outro, posicionados a certa distância, só que deverão
fazer isso com os pés presos um ao outro. Ao final do tempo
estipulado a dupla que conseguiu transportar a maior quantidade de
bolas acumula 10 pontos para sua equipe. Em caso de empate todos
acumulam 10 pontos. Essa prova exigirá da dupla união e agilidade.
3.9 Basquete com perguntas
Cada
turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para
realizar essa prova, um dos participantes deverá tentar fazer uma
cesta de basquete, se conseguir o parceiro sorteará um envelope com
uma pergunta sobre educação física, DST e esportes. Isso se
repetirá até que só fique uma dupla que levará 10 pontos para sua
equipe. Essa prova exigirá da dupla união, agilidade e
conhecimentos sobre esporte e saúde.
3.10 Aquário com perguntas
Cada
turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para
realizar essa prova, um dos participantes deverá escolher um objeto
e dizer se este afunda ou não na água, se acertar o parceiro
sorteará um envelope com uma pergunta sobre química, física ou
biologia (ENSINO MÉDIO) ou ciências (ENSINO FUNDAMENTAL) caso esse
acerte continua na disputa se errar ficará dependendo das outras
duplas, se todas errarem o processo recomeça se pelo menos uma
acertar essa dupla será eliminada. Isso se repetirá até que só
fique uma dupla que levará 10 pontos para sua equipe. Essa prova
exigirá da dupla união, percepção e conhecimentos sobre ciências
ou química e física.
3.11 Testando os sentidos
Cada
turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para
realizar essa prova, um dos participantes sorteará um sentido
(olfato, paladar ou tato) feito isso deverá sortear mais um envelope
que conterá algo ele deverá identificar usando o sentido que
sorteou, se acertar o parceiro sorteará um envelope com uma pergunta
sobre Cultura do nordeste, caso esse acerte continua na disputa se
errar ficará dependendo das outras duplas, se todas errarem o
processo recomeça, se pelo menos uma acertar essa dupla será
eliminada. Isso se repetirá até que só fique uma dupla que levará
10 pontos para sua equipe. Essa prova exigirá da dupla união,
percepção e conhecimentos sobre a cultura nordestina.
3.12 Corrida estrangeira
Cada
turma apresentará uma dupla entre os seus 06 representantes para
realizar essa prova. Um dos participantes deverá percorrer um
percurso preestabelecido em um minuto e transportar um ovo colocado
em uma colher na boca, se conseguir o parceiro responderá uma
pergunta feita em inglês ou espanhol, se não conseguir a dupla
permanece na prova até que outra dupla consiga, esse processo se
repetirá até que permaneça somente uma dupla que acumulará 10
pontos para sua equipe. Essa prova exigirá dos participantes união,
agilidade, coordenação motora e conhecimento de uma língua
estrangeira.
3.13 Apresentando seu talento
Essa
prova pode ser realizada por qualquer pessoa da equipe (não ficando
restrita ao grupo de representantes), a equipe apresentará uma
música dançando ou cantando, podendo ser um ritmo típico
de um estado brasileiro, ou de um país ou mesmo uma cena musical de
um filme desde que possa ser realizada em no máximo cinco minutos,
não há restrição para a quantidade de participantes na realização
dessa prova, ela contará 05 pontos para toda equipe que fizer
apresentação e deverá ser apresentada antes a comissão
organizadora, cabendo a essa vetar a apresentação caso ela não
esteja em concordância com essas exigências desse item.
3.14
Provas surpresas
Essas
provas serão apresentadas na hora e poderá ser realizada pelos 06
representantes ou outras pessoas da equipe e valerão entre 1 e 5
pontos dependendo do grau de dificuldade, para a equipe que as
realizarem em menor tempo
3.15
Grito de guerra
Cada
equipe deve escolher um grito de guerra, para usar durante a gincana,
a que apresentar a torcida mais participativa e o grito mais original
pode acumular de 01 à 05 pontos
3.16
Padronização das equipes
Cada
equipe deve escolher uma cor para ficar padronizado, podendo usar
para isso coletes, faixas, camisas, etc. a escolha dessa cor deverá
ser feita no ato da inscrição, sendo que a turma que fizer a
inscrição primeiro terá preferência no caso de haver duas equipes
com a mesma cor. Essa prova vale 05 pontos para a equipe mais bem
padronizada e em caso de empate todas as equipes nessa posição
acumularão 05 pontos.
3.17
Respeito a espaço físico demarcado e
comandos da comissão organizadora
Cada
equipe terá seu lugar demarcado e não poderá sair fora dele, além
disso, deverão ficar atentas as placas de comando da comissão
organizadora devendo obedece-las imediatamente, a equipe que melhor
cumprir essa prova acumulará 05 pontos e em caso
de empate todas as equipes nessa posição acumularão 05 pontos.
3.18 Mimica (Prova Extra)
Essa
prova só acontecerá no caso de haver um empate na pontuação final
entre duas ou mais equipes do mesmo nível. Os seis representantes
deverão realiza-la juntos, eles devem escolher um participante para
sortear um envelope que irá conter o nome de um filme que retrate
algum fato histórico, e terá 02 minutos para tentar representa-lo
para os demais integrantes em forma de mimica e esses por sua vez,
devem adivinhar o nome do filme. Se após a primeira rodada as
equipes continuarem empatadas, então se repetirá o processo e as
equipes poderão optar por trocar ou não o participante que fará a
mimica. Que vencer essa prova é campeão.
4. DA
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
CRONOGRAMA
|
|
Divulgação para os
alunos
|
23/10/2013
|
Inscrição dos
representantes
|
18/11/2013 à
22/11/2013
|
Palestra com o Hemoce
|
02/ 12/2013 à
06/12/2013
|
Coleta de sangue no
Hemoce (PROVA 3.2)
|
09/12/ 2013 à
13/12/2013
|
Aula cuidados com a saúde (PROVA 3.3) NIVEL FUNDMENTAL |
11/12/2013 (18h00min
às 19h00min)
|
Aula cuidados com a saúde (PROVA 3.3) NIVEL MÉDIO |
13/12/2013 (18h00min
às 19h00min)
|
Disputa por turno nível fundamental |
17/12/2013 e
18/12/2013
|
Disputa por turno nível médio |
19/12/2013 e
20/12/2013
|
Disputa entre turnos nível fundamental e médio. |
23/12/2013
|
Premiação |
10/01/2014
|
5. DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1 Os representantes das
equipes só poderão ser substituídos por outros participantes em
casos extremos, ou até três dias antes da competição.
5.2 As apresentações da
prova 3.13, não
poderá ser uma apresentação libidinosa, e a comissão organizadora
terá toda autonomia para vetar sua exibição caso ela fuja a essa
exigência e não serão aceitas nenhuma apresentação que não seja
antes apresentada a comissão. .
TURMA
2º ANO C – 2013
PROFª.:
ÉRICA
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