terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que é o FIES?
FIES significa Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e foi criado em 1999, pelo Ministério da Educação,  para facilitar e financiar estudantes matriculados em instituições de ensino superior não gratuitas. Traduzindo: o estudante que não tem condições financeiras de bancar uma mensalidade integral de uma faculdade particular pode recorrer ao FIES. Através do FIES 2012 o estudante poderá  financiar  até 100% das mensalidades, com taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.
Em 2010 a regra mudou com a entrada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que passou a ser o Agente Operador do Programa, reduzindo as taxas de juros. Além das novas medidas, o estudante pode, agora, solicitar o financiamento em qualquer período do ano.
Quem pode se candidatar ao FIES 2012?
Se a pergunta é: será que posso me inscrever no FIES 2012?? Será que tenho condições de pedir o financiamento?? Então aqui vai a resposta: todos os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições particulares podem solicitar o financiamento pelo FIES. No entanto, esses cursos devem ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que as instituições de ensino superior ofertantes participem do FIES 2012.
Mas prestem atenção: o financiamento do FIES é somente para um único curso de graduação em que o estudante esteja regularmente matriculado.  Então certifique-se antes de solicitar!
Agora você pode pensar: Para quais estudantes será  vedada a inscrição no FIES 2012?
A resposta é essa (preste bastante atenção!!!):
Não pode solicitar o FIES os estudantes:
  • que, no momento da inscrição do FIES 2012, estiverem  com a matrícula acadêmica em situação de trancamento geral de disciplinas;
  • que já conseguiram financiamento pelo FIES em outras ocasiões;
  • inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • se a mensalidade  do curso comprometer menos do que 20% da renda familiar por pessoa
E a nota do Enem serve para o FIES 2012?
Sim, a nota do Enem serve para o FIES. Todo o estudante que concluiu o ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverá ter realizado o Enem para solicitar o financiamento.
No entanto, não será exigida a realização do Enem ao estudantes que concluíram o ensino médio antes de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário