quinta-feira, 19 de abril de 2012

Audiência Sindicato - APEOC e Secretaria da Educação - SEDUC

Garantido edital de concurso para Agosto e instalação de comissão técnica para acompanhar aplicação dos 77% na carreira e no salário.
Reunião Aprofunda e Encaminha Pontos do Eixo I da Plataforma de Reivindicações dos Professores e servidores da Educação do Estado para o ano de 2012
Em reunião realizada na tarde de segunda-feira, 16 de abril, entre Sindicato APEOC e SEDUC para tratar dos pontos do eixo I de nossa pauta de reivindicações, conseguiu-se avançar e até definir datas para alguns dos pontos tratados.
Na reunião estiveram presentes pelo Sindicato, o seu presidente Anizio Melo, o Vice-presidente Reginaldo Pinheiro, o Secretario de Formação Nagib Melo, o Secretário de Cultura do Sindicato André Sabino, o Secretário Jurídico Sergio Bezerra, a Servidora que compõe o Departamento de Funcionários do Sindicato-APEOC -DEFE, Ana Lúcia, além da equipe técnica formada por André carvalho e Helano Maia. Pela SEDUC participaram a secretária Izolda Cela, o Secretario Executivo Idilvan Alencar e a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Marta Emília.
REIVINDICAÇÃORESPOSTA
Valorização do salário do professor no inicio de carreira de nível superior e Descompressão na carreira com foco na valorização do professor especialistaA Secretária concordou a necessidade de valorização do salário do professor e sugeriu reunião da comissão técnica para se debruçar sobre a aplicação dos 77%, considerando o percentual da folha de pagamento em relação aos recursos do FUNDEB, crescimento vegetativo da folha, custo de implantação da reserva de 1/3, comportamento da receita considerando os impostos que compõem a cesta do FUNDEB. As reuniões das comissões técnicas APEOC e SEDUC serão realizadas nos dias 23 e 30 de abril na secretaria da educação, logo após será marcada data da comissão permanente.
Efetivação do Compromisso de implantação de 1/3 da jornada para horas atividades a partir do segundo semestre de 2012, e aprovação de lei regulamentando sua implantação.A Secretária concordou que a implantação da reserva de 1/3 da jornada de forma progressiva até 2014, iniciando no segundo semestre deste ano, será disposta em Lei.
Concurso PúblicoO Edital do concurso público para professor sairá no mês de agosto deste ano.
Ampliação Definitiva de Carga horária para professor e servidor ANSA Secretária disse que encaminhará para consulta e análise do pleito da ampliação definitiva para professores, junto a Procuradoria Geral do Estado, e em maio dará retorno sobre o assunto, quanto a  Ampliação definitiva para os servidores ANS (Administrativo Superior), Marta Emília informou que esta reivindicação está sendo tratada na mesa geral de negociações dos servidores.
Progressão para 100% dos aptosO Direito a progressão será respeitado, nos termos do plano de carreira.
Direitos dos professores contratados por tempo determinadoA SEDUC ressaltou que o Estado paga o 13º Salário aos professores contratados por tempo determinado. Quanto ao pagamento do adicional da reserva de 1/3 sobre as férias o referido direito é pago a todos aqueles que completam   periodo aquisitivo de 12 meses de contrato. O pessoal lotado nos presídios e que trabalham com o indios sempre receberam. Em março deste ano os professores que completaram 12 meses de contrato também receberam 1/3 das férias, conforme reivindicação do Sindicato-APEOC. Quanto aos direitos previdenciários, foi dito que há o recolhimento previdenciário de todos os contratados para o INSS. A SEDUC e PGE trabalham em proposta de alteração da Lei Complementar 22 para melhor atender os anseios dos professores contratados.
Pagamento do benefício alimentação para os servidores ADO que ampliaram a carga horária para 40 horas.A SEDUC informou que para que seja possível a inclusão do benefício alimentação para o pessoal ADO que ampliou a jornada para 40 horas é necessário que a folha “rode” pelo menos uma vez, diante disso o benefício alimentação será implantado na folha de junho com pagamento retroativo a 02 de maio. O pagamento do salário sairá normalmente no mês subsequente ao trabalhado com o pagamento do mês de maio previsto para o primeiro dia útil de junho.
Garantia de recebimento da gratificação de regência de classe acrescida em seus percentuais pela lei 15.064 para os professores aposentados lotados nas gestões escolares e na CREDE/SEDUCA Minuta de projeto de Lei está sendo analisado entre SEDUC e PGE para que se assegure o mesmo ganho do valor da gratificação aos professores mestres e doutores aposentados lotados na SEDUC e CREDE.
Definição de procedimentos referente para revisão das aposentadorias por invalidez permanente e pensões delas decorrentes, concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004 aos seus servidores, segundo a emenda constitucional 70A SEDUC informou que o processo de revisão inicia do SUPSEC/ CPREV que já encaminha a questão. O prazo de 180 dias será respeitado.
Permanência dos servidores que ampliaram suas cargas horárias no seu local de trabalho.A Secretária informou que os servidores ADO que ampliaram a jornada para 40 horas, permanecerão nas suas lotações de origem.
A equiparação do valor da gratificação das secretárias escolar aos dos coordenadores escolares.A Secretária disse que está revendo a questão de como melhor remunerar os (as) secretários (as).
Computador do professorO assunto será retomado em audiência com o Governador
Pagamento do reajuste do piso
O piso para o pessoal de nível médio já foi implantado na folha de abril. A diferença dos valores referente janeiro, fevereiro e março estão sendo trabalhados para pagar em maio ou no mais tardar em junho.
OBS.: A Secretaria da Educação-SEDUC, confirmou posterior a audiência,que a diferença do piso retroativa a janeiro será paga no próximo pagamento (Maio).
O Sindicato tem apostado desde o ano passado na assessoria técnica no processo de negociação, pois assim quer antecipar-se na guerra dos números, campo de batalha bastante conhecido dos governos.
Nossa tarefa é garantir que a conquista do percentual de 77% dos recursos do FUNDEB para valorização do magistério em 2012, possa chegar a sua plenitude ao bolso do professor. Mesmo tendo garantido em lei essa conquista, estamos vigilantes acompanhando passo a passo os recursos destinados aos pagamentos de salários dos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário