quarta-feira, 8 de junho de 2011

Senado Federal lança IV Concurso de Redação para estudantes da Rede Estadual

Alunos do ensino médio de escolas estaduais que tenham entre 16 e 19 anos podem participar do IV Concurso de Redação do Senado Federal. O tema é O Brasil que a gente quer é a gente que faz e as escolas em breve receberão kits com o regulamento e as fichas de inscrição.

Em 2011, o Senado preparou um projeto ainda maior para o Concurso: o Programa Senado Jovem Brasileiro. Através dele, os estudantes finalistas receberão um notebook, uma viagem para Brasília, medalhas e troféus, e terão a oportunidade de atuarem como senadores, vivenciando o processo de criação das leis do Brasil.

O Programa, além de incentivar a leitura e a produção de um bom texto, reforça a consciência cidadã, mostrando aos jovens que a participação política amplia suas vozes e boas ideias. Vale ressaltar que os representantes dos estados terão suas redações compiladas e publicadas pelo Senado Federal.

Esta iniciativa possibilita a formação do senso crítico, bem como o reconhecimentos dos direitos e deveres de nossos jovens estudantes.

Mais informações

Critérios de avaliação: O aluno deverá identificar somente no rodapé (no campo especifico) da folha de redação e ficha de inscrição; ter entre 20 e 30 linhas; serão consideradas inscritas as redações manuscritas; em português; deverá conter um título, retratando a mensagem principal do texto; adequação ao tema proposto; serão observadas a correção gramatical, a objetividade, a originalidade, a ortografia concordância, a organização e a conclusão de idéias; no papel timbrado oficial do Concurso do Senado Federal; sem rasuras e escritas somente com caneta esferográfica azul ou preta.

O (a) aluno (a) autor (a) da redação escolhida pelo Estado já está automaticamente selecionado (a) para participar do Projeto Jovem Senador, e deverá estar em Brasília, no dia 16/11/2011 ocasião em que participará da cerimônia de entrega da Premiação no Palácio do Congresso Nacional e durante três dias atuarão como Jovens Senadores, apresentando proposições que serão publicadas e poderão efetivar-se como leis.
O Senado Federal ofertará a todos os finalistas, um por unidade da Federação, um notebook, viagem a Brasília, onde terá suas despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e traslado em Brasília custeada pelo Senado Federal. Sendo que:

O 1º lugar poderá ir acompanhado por comitiva composta por: Secretário de Educação do Estado, um dos coordenadores da Secretaria, o diretor da Escola e um dos Professores, responsável legal, que também terão suas despesas custeadas pelo Senado Federal:

As escolas classificadas em 1º, 2º, e 3º lugares receberão DESKTOPS, para uso coletivo, sendo para o 1º lugar: 04 unidades / 2º lugar: 02 unidades / 3º lugar: 01 unidade e todas as escolas finalistas receberão um kit com publicações, documentários e certificados do Senado Federal.
Os alunos finalistas menores de 18 anos irão acompanhados dos seus responsáveis legais, com as despesas pagas pelo Senado Federal.

FONTE: CONSED

Nenhum comentário:

Postar um comentário