quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sancionada lei que cria cotas para rede pública nas universidades


A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde desta quarta-feira, 29, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.
A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.

De acordo com a lei, cada instituição deverá preencher as cotas com autodeclarados pretos, pardos e indígenas na mesma proporção em que esses segmentos são encontrados na unidade da Federação em que se localiza a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deve ser preenchida com estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Enem – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou em coletiva concedida no Palácio do Planalto que o ministério realizou um estudo com base no desempenho dos estudantes concluintes das redes pública e privada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi verificar as condições dos possíveis ingressantes provenientes da rede pública nas universidades, em relação aos das escolas privadas.

“Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida”, afirmou Mercadante.

Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos.

Regulamentação – Mercadante informou que a pasta promoverá reuniões com os reitores das instituições públicas de ensino superior para definir a regulamentação e discutir outras ações. “O diferencial é que antes as universidades federais tinham liberdade para definir vagas para políticas afirmativas. Hoje existe uma lei que será uma regra. O que discutiremos será o processo para implantar as cotas”, afirmou.

Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”, disse.

 

Sindicato APEOC, SEDUC e PGE reunidos em nova rodada de negociações

Aconteceu 3ª feira (28/08/2012), às 14h, reunião conjunta entre a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), representada pela Secretária de Educação do Estado, Sra. Izolda Cela, pelo Secretário Executivo desta Secretaria, Sr. Idilvan Alencar, e pela Coordenadora de Gestão de Pessoas da SEDUC, Sra. Marta Emília; a Procuradoria Geral do Estado (PGE), representada pelo Procurador Geral do Estado do Ceará, Sr. Fernando Antônio Costa Oliveira; e o Sindicato APEOC, representado por seu Presidente, Prof. Anizio Melo, pelo Vice Presidente, Prof. Reginaldo Pinheiro, pela Secretária de Finanças, Profa. Penha Alencar, e pelo Secretário Jurídico, Prof. Sérgio Bezerra. 
Após abertura dos trabalhos pela titular da SEDUC, o Sindicato APEOC exaltou a importância do momento como escala importante no processo de negociação. Depois de  longo debate entre as partes, com apresentação de estudos e projeções do caixa FUNDEB 2012, bem como projeções de aplicação dos recursos e base jurídica para viabilização dos montantes referentes ao FUNDEB, ficou definido como parâmetros da negociação os seguintes pontos:
Lei Estadual 15.064, de 13 de dezembro de 2011, que define os percentuais de aplicação dos recursos do FUNDEB com pagamento do magistério;
Ofício Gabinete SEDUC 4022/11, enviado ao Sindicato APEOC após o processo de negociação do ano de 2011, definindo que a aplicação dos recursos do FUNDEB com magistério priorizaria os graduados e especialistas, sem descuidar dos demais integrantes da carreira;
Pontos acordados na campanha salarial 2011 e expressos em atas e aprovados em assembleia: concurso público, aplicação de 1/3 de planejamento escalonado até 2014, aumento do comprometimento de investimento dos recursos do FUNDEB com a valorização do magistério com foco para os professores em início de carreira e professores especialistas.
Os representantes do processo de negociação, atualizaram os ajustes e avanços já efetivados e em encaminhamento sob o matiz de negociação anterior, que são:
No processo de negociação, o percentual de comprometimento do FUNDEB 2012, que nas negociações de 2011, inicialmente havia sido proposto para 75%, aumentou para 77%; e os percentuais de 80% para os anos de 2013 e 2014;
Na negociação pós-greve, por reivindicação do Sindicato APEOC, a garantia política de maior aplicação do FUNDEB foi incorporada e assegurada pela Lei nº 15.064, de dezembro de 2011;
Confirmação e encaminhamentos para realização de concurso público para o magistério;
Na negociação pós-greve, foi garantida pela mesa de negociação a antecipação da aplicação integral do 1/3 já para o ano letivo 2013, e confirmou-se o início da aplicação de 20% para 25% da carga horária para planejamento na rede estadual.
Reiterada a base da negociação, o Sindicato APEOC fixou a premissa que as conquistas contidas na Lei nº 15.064, denominada pelos professores como "Lei APEOC", que elevou a aplicação dos recursos do FUNDEB para pagamento do magistério e que se estima, inicialmente, para este ano (2012) no mínimo 120 milhões de reais, devem ser investidos na carreira do magistério.
Este foi o ponto que marcou a negociação, deixando claro o Sindicato a não concordância da aplicação de todo o recurso somente em forma de “abono”.
A posição firmada pelo Sindicato e que, após ampla discussão, foi consensuada na mesa de negociação, é que o ganho remuneratório deve ser definitivo, ou seja, aplicado na carreira.
Após a aplicação das projeções nesse sentido, ficou demarcado pelo Sindicato APEOC,  que o ganho deve ser na forma de criação de gratificação, definitiva, para todos os integrantes da carreira, priorizando com ganho maior os graduados e especialistas, mas garantindo também ganho real para mestres e doutores.
Após a apresentação de propostas, os técnicos do Sindicato APEOC e da SEDUC reúnem-se a partir de hoje (28/08/2012) até sexta (31/08/2012), para simularem o impacto real na folha de pagamento, o que se denomina na linguagem técnica de "simular rodar a folha”, para que os valores estejam dentro da segurança dos limites suportados pela Lei nº 15.064. Nesse período, haverá tambémestudos jurídicos, por parte da PGE, da proposta apresentada.
Ficou, de pronto, agendada reunião para a próxima segunda-feira, dia 03 de setembro, em que os dados que passaram pelos técnicos do Sindicato APEOC e da SEDUC, serão apresentados desta vez para a SEDUC e para a Secretaria de Planejamento do Estado-SEPLAG.
A partir dessa reunião, a Secretaria de Educação deverá submeter a proposta ao Governador do Estado e Secretaria da Fazenda-SEFAZ.
O retorno previsto para a Comissão de Negociação Sindicato APEOC-SEDUC está marcado para o dia 10 de setembro. A expectativa do Sindicato é que, nesta data, haja o “fechamento” da proposta, para que seja garantida a implantação da aplicação dos recursos do FUNDEB na valorização da carreira a partir de outubro.
Durante as negociações, também foram tratados outros pontos, a saber:
1- publicação do Edital do concurso público**;
2- aprovação da Lei de implantação da reserva de 1/3 para atividades extraclasse**;
3- nova lei da ampliação definitiva de carga horária**;
4- lei assegurando o mesmo percentual de regência de classe para aposentados, mestres e doutores, e professores lotados na SEDUC;
5- processos de aposentadoria de professores detentores da gratificação denominada de extraclasse;
6- benefício alimentação para os professores contratados por tempo determinado;
7-elevação da gratificação de secretários escolares, coordenadores, e universalização da gratificação DNS-3 para diretores escolares.
**Alguns itens acima se relacionam com aplicação dos 77% do FUNDEB, a exemplo da implantação do 1/3, ampliação de carga horária, concurso público (com nova remuneração) e que devem ser todos resolvidos de uma só vez  ao final desta etapa de negociação.
O Sindicato APEOC formalizará junto à PGE todo item da nossa pauta de negociações que importe em análise ou parecer jurídico, para que, na próxima audiência, esses pontos sejam imediatamente resolvidos.
As conquistas que ora se efetivam foram obtidas na luta e no processo de negociação, que culminou com a greve do ano de 2011, onde, além de terem sido definidas em atas e Lei os ganhos remuneratórios para os profissionais do magistério, foram bem determinados os parâmetros da negociação aprovada em nossa última Assembleia Geral.
A luta continua! Sempre com responsabilidade e compromisso como nossos educadores e educadoras!
 

PALESTRA SOBRE DROGAS

Alunos do ensino médio participam de palestra sobre drogas. Na oportunidade eles conheceram o trabalho do projeto Reviver na recuperação de drogados e testemunho de pacientes recuperados.
 


 

DIA DO FOLCLORE

A professora Rosalba de História do ensino fundamental do CERE realizou uma mostra folclórica com aluno dos 7º ano.
 




 

PROJETO VOTO CONSCIENTE

Em ano eleitoral a professora Elcilandia de geografia dos 9º ano do CERE, realizou com suas turmas debates sobre o voto consciente que foram materializados em paineis.






quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA

Alunos do CERE monitorados pela professora de História Simone Machado, participam da Olimpíada Nacional de História .

AULA DE CAMPO

Com o objetivo de visualizar os conteúdos de História do Brasil e Geografia vistos em sala de aula, tais como a produção de cana-de-açúcar um dos motores da economia no Brasil colonial, o trabalho escravo, a vida no engenho e suas diversas atividades, fomos hoje a uma aula de campo em Barbalha conhecer o engenho Padre Cídero localizado sítio Estrela e o Casarão Hotel, hoje funcionado também a secretaria de cultura do município. As turmas 2º A, B e C poderam conhecer na prática o trabalho dos engenhos e sua produção ainda muito presente na zona rural de Barbalha.  No casarão Hotel, mergulhamos na nossa história, conhecendo mais a cultura de nossa região o que os prédios históricos de Barbalha representam dentro do contexto da colonização do Brasil.   
 



 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FERAS DO CERE

Hoje as turmas do 3º ano do ensino médio receberam os cadernos contendo as coletêneas de provas das últimas edições do ENEM.  Na oportunidade a diretora administrativa Leonila citou sua história de vida, como forma de motivação para prossegir com os estudos e valorizar as oportunidades que estão surgindo para ampliar o nível de conhecimento.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PROJETO FERAS DO CERE

Os FERAS DO CERE é um plano de ação projetado para alunos do 3º ano da escola CERE, onde os alunos particpam de reforços e revisão de conteúdos para o ENEM 2012 e o vestibular da URCA e recebem orientação motivacional. As aulas são ministradas voluntariamente por professores no contra turno e nas manhãs dos sábados.

ESCOLA CERE DE JUAZEIRO DO NORTE NO IDEB



O INEP divulgou nesta semana o resultado do IDEB 2011 e o CERE  de Juazeiro do Norte aparece com crescimento de 0,7 pontos pulando de 3,4 em 2009 para 4,1 em 2011.
Parabéns a todos pelo resultado.

Ceará é o Estado que mais superou as próprias metas no Ideb

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 mostram que o Ceará foi o Estado brasileiro com maior sucesso na superação das próprias metas para a qualidade do ensino fundamental nos anos iniciais (até a 4ª série). Apesar da evolução, a nota média obtida ainda é inferior a de todas as unidades da federação das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

Ideb no País: 
Desempenho melhora na educação básica, mas ensino médio ainda patina Bom resultado no Rio: Colégio em favela com tráfico é o 3º melhor do Brasil no Ideb
Com o desempenho das escolas cearenses até a 4ª série, o Estado alcançou o índice 4,9, quando a projeção para o ano nessa fase do ensino era 4,0. Retirando da conta as escolas da rede privada, essa nota cai, mas ainda assim permanece uma melhora notável: 4,7 para uma meta de 3,6. Ou seja, mantém 0,9 de superação.
Em entrevista ao iG , a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, comemorou os resultados e atribuiu parte do desempenho ao Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). Implantada em 2007 pelo governo do Ceará, a iniciativa é uma parceria com os municípios para tentar garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do ensino fundamental. O programa investe principalmente na formação continuada dos professores.
“Esse resultado mostra o sucesso daquilo que nós estamos propondo e elegemos como política prioritária para a educação do Estado”, afirmou a titular da pasta de Educação.
Contudo, no comparativo dos anos iniciais, a rede estadual ficou aquém da rede municipal, embora também tenha havido superação da meta estabelecida. As escolas estaduais obtiveram média 4,4, quando a projeção era 4,0. Houve uma diminuição no ritmo da evolução. De 2009 para 2011, o crescimento da nota foi de apenas 0,2. De 2007 para 2009 a rede melhorou 0,7.
Esse descompasso se deu principalmente pelas notas obtidas pelas 35 escolas indígenas do Estado. “Este ano estamos com uma atenção mais especial para essa parcela de escolas”, disse Izolda Cela.
A cada dois anos, o Ideb mede a qualidade das escolas das redes de ensino com base nas taxas de aprovação e notas dos estudantes em provas de Matemática e Língua Portuguesa. Ao lado de Tocantins, o Ceará foi o Estado a obter a maior nota média em todo Norte e Nordeste nos anos iniciais.
O Ceará vem melhorando seu desempenho em pelo menos meio ponto a cada nova avaliação. Em 2005, o Estado obteve a nota 3,2. Em 2007, 3,8. O ano de 2009 marcou a mudança de dígito para 4,4. O salto em 2011 foi o maior do Ceará na história do Ideb.
Dos 182 municípios avaliados pelo MEC, 174 alcançaram a meta para 2011. Ou seja, 95,6% da rede de ensino. Apenas Minas Gerais e Acre conseguiram um resultado tão expressivo, superando também 90% de todos os municípios.
Na região Nordeste, dos 11 municípios com nota igual ou superior a 6,0 – meta do País para 2021 – nove são do Ceará. Com exceção de Sobral, que obteve média 7,3, todos têm menos de 50 mil habitantes. Das 2081 escolas avaliadas em todo Estado, 143 atingiram pontuação igual ou superior a 6,0.
Anos finais
A exemplo do que ocorre em todo País , o desempenho do Ceará cai na avaliação do desempenho dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental (5ª a 8ª série) em relação aos anos iniciais, mas ainda merece destaque nacional.
Com nota 4,2, o Estado aparece em primeiro lugar no Nordeste e em oitavo no País. Além disso, mais de 90% das escolas públicas do Estado conseguiram alcançar a meta proposta para 2011. Dos 183 munícipios calculados, 167 atingiram a projeção. Em todo País, somente Amazonas conseguiu resultado parecido.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao MEC responsável pelo Ideb, tem a expectativa de que o Ceará alcance um resultado melhor na fase final do ensino fundamental nas próximas edições da avaliação, em função do desempenho já obtido nos anos iniciais.
Segundo a secretária Izolda Cela, o programa implantado pelo Estado este ano para acompanhar também os estudantes de 5ª série em breve dará resultados semelhantes ao desempenho nos anos iniciais. “Hoje nós temos dificuldades com as crianças e adolescentes que chegam a um nível mais avançado da escola com uma base muito precária”, ponderou.

sábado, 11 de agosto de 2012

FERAS DO CERE

O CERE realiza no dia do estudante a abertura do programa de reforço FERAS DO CERE com o reforço de biologia - ecologia- e sorteio de brindes. A aulas são realizadas aos sábados para os alunos do 3º ano preparando-os para o ENEM que será nos dias 03 e 04 de novembro.
Acompanhem pelo blog e pelo facebook http://www.facebook.com/juliocesar.bonifaciosilva a programação de cada sábado.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Seduc divulga lista atualizada dos alunos com melhor desempenho no Spaece 2011

A Secretaria da Educação(Seduc) divulga a lista atualizada de alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico no SPAECE 2011 a serem premiados com um microcomputador conforme as Leis nº 14.483, de 08 de outubro de 2009 e a nº 14.691, de 30 de abril de 2010.

Confira aqui

ANIVERSARIANTES DO MÊS

04 SANDRA BEZERRA
17 LUCIANA 
29 ASTÂNIA

CALENDÁRIO LETIVO - AGOSTO


AGOSTO – 24 DIAS LETIVOS

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1, 2 – Planejamento domiciliar

4 – Planejamento Administrativo

3 - 2ª Reunião de pais

7, 14, 21 – Planejam.  Lin. e Códigos

8, 15, 22 – Planejam. Ciên. Natureza

9, 16, 23 – Planejam. Ciên. Humanas

28, 29, 30 – Planejamento domiciliar

18 – Sábado Letivo (SPAECE, ENEM)