terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MEC divulga novas diretrizes curriculares do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana, via Diário Oficial da União, as novas diretrizes curriculares para escolas particulares e públicas do ensino médio. O texto, que substitui as regras publicadas em 1998, foi homologado pelo ex-ministro Fernando Haddad em seu último dia à frente da pasta.
A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) contém 23 artigos relacionados à organização curricular, às formas de oferta de ensino, ao projeto político-pedagógico das escolas e aos sistemas de ensino. As novas diretrizes haviam sido aprovadas pelo CNE em maio de 2011 e já haviam sido enviadas para homologação de Haddad na época, mas entidades da sociedade civil pressionaram para que um dos dispositivos – o que estabelecia que 20% da carga horária fosse cumprida a distância, sem a presença obrigatória dos professores – fosse alterado.
Sendo assim, a única mudança do texto aprovado em maio para o que foi efetivamente homologado é justamente a exclusão das aulas a distância, as quais era exclusivas para o turno da noite. A carga horária para os turnos matutino e noturno é a mesma (2.400 horas anuais), podendo essa medida ser cumprida em até três anos. Entretanto, no noturno será possível estender esse prazo por mais anos e com carga horária diária e anual. No caso da Educação de Jovens e Adultos, a carga horária básica é de 1.200 horas por ano independentemente de turno.
Quatro áreas de conhecimento
As novas diretrizes ainda preveem a divisão das matérias regulares em quatro grandes áreas de conhecimento:
  • Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (LEM) e Educação Física;
  • Matemática
  • Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
O documento ainda obriga as escolas a ofertarem a língua espanhola, apesar de não tornar o idioma obrigatório para os alunos. As diretrizes também promovem a integração de temas como Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura ao longo do projeto pedagógico. Cada escola pode escolher como organizar sua proposta curricular, de acordo com essas grandes áreas, mas mantendo as disciplinas tradicionais.
A resolução ainda define que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve, progressivamente, compor o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), assumindo as funções de avaliação sistêmica para subsidiar as políticas públicas para a educação básica; servir para dar certificado de conclusão do ensino médio e também para dar acesso para as universidades e outras instituições de ensino superior.
Para conferir o documento completo, clique aqui e leia o Diário Oficial da última terça-feira (31/01)

fonte: http://www.gestaoeducacional.com.br/sitege/view/action/visualizarMateria.php?cod=1187

Concurso Literário Jovem

Informamos que estão aberta as inscrições para o Concurso Literário Jovem, que é uma iniciativa da Fundação Logosófica do Rio de Janeiro. O referente concurso é inspirado no livro Bases para sua Conduta, de Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia, ciência que estimula o desenvolvimento pessoal por meio do conhecimento e da auto-reflexão.

O objetivo do concurso é promover a produção literária sobre temas importantes na vida dos jovens. Os melhores textos concorrem a Ipad, Iphone e Ipod, e a escola onde o primeiro classificado estuda vai ganhar uma lousa eletrônica! As inscrições são gratuitas e vão de 1 de março a 31 de maio. Participe!

O jovem que participar do concurso irá, através da leitura, fazer uma avaliação de seus pensamentos e sua forma de agir, podendo modificá-los e agregar mais qualidade ao seu dia a dia. Além dos prêmios para os primeiros colocados e premiação para suas escolas, o maior deles não tem preço: é a possibilidade dos alunos se tornarem mais feliz, mais confiante e mais seguro para se posicionarem na vida e fazerem as suas próprias escolhas.

O concurso dirige-se aos alunos do Ensino Médio, e premiará tanto os estudantes vencedores como as escolas onde estão matriculados. O regulamento e demais informações estão disponíveis no seguinte endereço: http://www.logosofia.org.br/concursoliterariojovem

conc literario jovem

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Abertas inscrições para o projeto Ceará Faz Ciência - Feiras e Mostras Científicas


Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior, realiza o projeto Ceará Faz Ciência – Feiras e Mostras Científicas. Os referidos eventos acontecerão nos meses de maio e junho, envolvendo estudantes da regiões Norte, Inhamuns, Cariri e Litoral Leste.


Ressaltamos que os melhores trabalhos receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior e participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Para inscrições e mais informações sobre o projeto Ceará Faz Ciência: www.sct.ce.gov.br e/oueventos.sct.ce.gov.br | 85 3101-6466 | sct@sct.ce.gov.br.

Os trabalhos estão sendo recebidos no período de 15 de fevereiro a 30 de março de 2012, pelo sitewww.sct.ce.gov.br.

19ª Crede divulga a relação dos alunos aprovados em vestibulares e Enem


A 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - Crede (Juazeiro do Norte)  divulga a relação dos alunos das escolas estaduais dos municípios da sua área de abrangência aprovados nos últimos vestibulares e no Enem (Sisu/Prouni) dos 3ºs anos e do Projeto PREPARAÇÃO RUMO Á UNIVERSIDADE – 2011.     
Confira a relação aqui.

Cariri sediará seminário sobre violência sexual infantil


O município de Juazeiro do Norte, localizado na Região do Cariri, vai sediar o seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa daAssembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá amanhã, dia 28 de fevereiro (terça-feira), a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte.
O objetivo do seminário é conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil, e reunirá representantes dos municípios  de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Saboeiro, Assaré, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Campos Sales, Antonina do Norte, Altaneira, Tarrafas, Salitre e Potengi.
Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. O seminário do Cariri será o 10º encontro e reunirá os municípios das Credes de Juazeiro do Norte e do Crato, totalizando a participação de 18 municípios, 58 escolas e um público estimado de 600 pessoas.
De acordo com a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada estadual Bethrose (PRP), a campanha foi criada pela necessidade de sensibilizar a sociedade, fazendo com que as pessoas não se omitam diante de casos de violência sexual. “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso.”
Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com a advogada Drª Viena Ponce, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.
Dentro da programação do evento, cada município formará um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembleia Legislativa do Estado do. Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.
Encontros Regionais
O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Desde maio do ano passado já foram realizados nove encontros, sendo que, até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Quixadá, Crateús, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.
Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, botons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembleia Legislativa do Ceará.
SERVIÇO
Seminário Regional da campanha ‘QUEM CALA, CONSENTE’ no Cariri
Dia: 28 de fevereiro
Horário: 09 horas
Local: Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte
          Rua: Catulo da Paixão, S/N, Triângulo.

MEC anuncia reajuste de 22,22% para o piso nacional do magistérioa


O Ministério da Educação (MEC) anunciou no final da tarde de hoje (27) o percentual de reajuste do piso nacional do magistério, que deve ser atualizado em 22,22% e passar para R$ 1.451. A atualização segue a determinação do artigo 5º da Lei 11.738, de 16 de junho de 2008, aprovada pelo Congresso Nacional. O piso salarial foi criado em cumprimento ao que estabelece o artigo 60, inciso III, alínea "e" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Conforme a legislação vigente, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais, que agora é de R$ 1.451. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Em 2011, o piso foi R$1.187 e, em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o valor era R$ 950.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos. Mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CERE REALIZA AULA DE CAMPO

A PROFESSORA DE GEOGRAFIA SAMARA DA COSTA LEVOU NO ÚLTIMO DIA 28 DE JANEIRO SEUS ALUNOS DE 1º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PARA UMA AULA DE CAMPO ONDE OS ALUNOS PODERAM POR EM PRÁTICAS OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS VISTOS EM SALA DE AULA, FOMENTANDO DESSA FORMA MELHOR QUALIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM.
NA AULA HOUVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER A  RICA BIODIVERSIDADE REGIONAL ENCONTRADA NO MIRANTE DO SERRANO, MIRANTE DO PICOTO E TRILHA DO BELMONT.














ALUNOS DO CERE APROVADOS EM VESTIBULARES




É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE O CERE DIVULGA A LISTA DE SEUS ALUNOS APROVADOS EM VESTIBULARES DA REGIÃO E ENEM. COM DESTAQUE O ALUNO ROMÁRIO PEREIRA DE JESUS APROVADO EM JORNALISMO E DESING E JORNALISMO E LINDELMA TAVEIRA APROVADA EM 2º NO VESTIBULAR DE FÍSICA DA URCA E APROVADA NO CONCURSO MUNICIPAL DO CRATO.
A TODOS OS APROVADOS PARABÉNS E SUCESSO!!!


NOME
CURSO
UNIVERSIDADE
ELLEN NATALIA DINIZ LIMA 8º
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
UFC
ELLEN NATALIA DINIZ LIMA 8º
AGRONOMIA
UFC
ROMÁRIO PEREIRA DE JESUS 26º 2ºfase
JORNALISMO
UFC
ROMÁRIO PEREIRA DE JESUS 19º 1ºfase
DESING DE PRODUTO
UFC
CAMILA FERREIRA ALVES
AGRONOMIA
UFC
ZAQUIEL BERNARDO FERREIRA 7º
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
CENTEC
CAROLINA DA SILVA MENEZES
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
CENTEC
PATRÍCIO JUNIOR RODRIGUES DA SILVA 45º
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
CENTEC



JEFFERSON FERREIRA DA SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
LEÃO SAMPAIO
CAMILA ALVES DANTAS
FISOTERAPIA
LEÃO SAMPAIO
WIVIANNE KARINE RAMALHO NUNES
PSICOLOGIA
LEÃO SAMPAIO
WESLEY GALDINO
ADMINISTRAÇÃO
LEÃO SAMPAIO
ANDERSON BRENO DA SILVA
FISIOTERAPIA
LEÃO SMAPAIO
LINDELMA TAVEIRA RIBEIRO
CONCURSO CRATO

LINDELMA TAVEIRA RIBEIRO 2º
FÍSICA
URCA
MARILEIDE BATISTA 14º
MATEMÁTICA
URCA
CAMILA FERREIRA ALVES 25º
BIOLOGIA/AGRONOMIA
URCA/UFC

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cardápio da merenda será mais variado para o ensino médio


Os alunos do ensino médio de escolas públicas terão um cardápio de merenda escolar mais elaborado. O projeto que integra horta escolar e gastronomia terá início ainda este ano em 200 municípios. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fechou parceria com o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB) para ampliar o projeto Educando com a Horta Escolar.

O projeto existe desde 1995 e já é trabalhado em 400 escolas de 70 municípios, mas restrito aos enfoques educacional, nutricional e ambiental.  Com a Lei 11.947, de 2009, a merenda escolar foi ampliada para o ensino médio e a educação de jovens e adultos.

“Os adolescentes têm sensibilidade maior ao cardápio oferecido e precisamos fazer com que a adesão seja grande, para formar hábitos alimentares saudáveis a partir da escola. A gastronomia dará um impulso diferenciado à merenda escolar”, explica Albaneide Peixinho, coordenadora geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ainda este mês, o FNDE divulga a lista dos 200 municípios selecionados para a formação de profissionais que farão a inclusão de gastronomia na merenda escolar. A intenção é valorizar ingredientes e receitas regionais, além da apreensão de técnicas culinárias para construir um cardápio para os alunos do ensino médio.

Mais de 600 municípios se inscreveram. Os prefeitos e secretários de educação dos municípios que serão pioneiros no projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia participarão de um encontro nacional em Brasília, em 28 e 29 de fevereiro. Cada um dos municípios selecionados indicará cinco profissionais que farão o curso de formação, com 95 horas presenciais e mais 30 não presenciais. 

Os grupos de cinco profissionais indicados pelos municípios (nutricionista, coordenador de alimentação escolar, coordenador pedagógico, representante do conselho de alimentação escolar e coordenador local da área de agricultura ou meio ambiente) terão de aplicar o que aprenderam em cinco escolas públicas da região. 

A formação continuada será realizada por consultores nas áreas de educação, nutrição, meio ambiente, hortas e gastronomia. Além do suporte dos consultores, o CET-UnB vai fornecer material didático, vídeos metodológicos e documentos de mapeamento de processos. 

Escola não pode ficar à margem da evolução da tecnologia, diz ministro


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira, 9, que a velocidade tecnológica é muito maior do que a capacidade que a escola tem de processá-la. Apesar disso, segundo ele, a escola não pode ficar à margem da evolução tecnológica.

Na semana passada, o ministro anunciou que o Ministério da Educação vai investir, este ano, cerca de R$ 150 milhões na compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo.

“Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor”, disse Mercadante. Para isso, o MEC já formou mais de 300 mil professores em tecnologias da comunicação e informação, em cursos de 360 horas. Além disso, o serviço de internet banda larga foi instalado em 52 mil escolas públicas urbanas.

Com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas terão acesso, por meio dos tablets, a conteúdos educacionais colocados à disposição no Portal do Professor. São aproximadamente 15 mil aulas, criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Além disso, o ministério oferece o Banco de Objetos Educacionais e o Domínio Público, que entre outras obras dispõe da coleção Educadores. Na Fundação Lemann, são traduzidas aulas de matemática, física, biologia e química elaboradas pelo professor norte-americano Salman Khan, responsável por desenvolver material pedagógico com abordagens inovadoras. 

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento, e a escola tem de acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar e preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse.

Interativo – O MEC também ampliará a distribuição do computador interativo, equipamento que reúne projetor, microfone, DVD, lousa e acesso à internet. Unidades desse computador já foram distribuídas nas escolas de ensino médio. No segundo semestre, chegarão os tablets, em modelos de sete ou dez polegadas, coloridos, com bateria para até seis horas, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo e conteúdo pré-instalado, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo, elas permitirão ao professor trabalhar o conteúdo disponível em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Projeto-piloto – A entrega dos equipamentos digitais a professores e escolas integra o projeto Educação Digital – Política para Computadores Interativos e Tablets. Ele surgiu para oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas relativos ao uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Entre 2008 e 2011, o MEC criou o projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), com a aquisição de computadores portáteis para estudantes da rede pública. Essa compra fez parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo Integrado), integrante da política nacional de tecnologia educacional do MEC, destinado a promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio, com a oferta de infraestrutura, capacitação e conteúdos educacionais. 

Em 2008, em fase experimental, o projeto foi implementado em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Piraí (RJ) e Palmas. Em uma segunda fase, foram adquiridos 150 mil computadores para estudantes de 380 escolas da rede pública. A infraestrutura de acesso à internet sem fio foi instalada à medida que os computadores eram entregues. Posteriormente, professores receberam capacitação para uso do equipamento e da tecnologia no processo pedagógico escolar. Os municípios e estados ficaram responsáveis por dar continuidade ao projeto. 

Em 2010, numa terceira etapa, o projeto–piloto evoluiu para o Programa Um Computador por Aluno (Prouca), com apoio do Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe). A partir de então, estados e municípios puderam adquirir os equipamentos portáteis de empresa selecionada por edital. Ao todo, foram comprados 375 mil computadores por 372 municípios. A avaliação de equipes de pesquisadores de 27 instituições de ensino superior norteará a continuidade do programa. 

Espaço virtual reúne um grande conteúdo de apoio para aulas


O Portal do Professor do Ministério da Educação não para de inovar e de crescer em volume de conteúdos digitais. Desde 2007, quando entrou no ar, já armazena mais de 16 mil conteúdos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente por professores da educação infantil ao ensino superior. Mais de um milhão de visitantes de 190 países acessam mensalmente a página, em busca de recursos multimídia ou de sugestões de aulas sobre diferentes temas, postadas pelos próprios professores. 

O Portal do Professor ainda indica endereços virtuais de bibliotecas e museus de todo o mundo, revistas pedagógicas e outras páginas com conteúdo educacional de qualidade. Por exemplo, as aulas do professor norte-americano Salman Khan, que virou sucesso na internet com seu método de ensinar utilizando um quadro negro virtual e uso de recursos multimídia. Além de ter acesso às aulas originais, em inglês, os internautas são redirecionados para aulas de química, física, matemática e biologia, traduzidas para o português pela Fundação Lemann. 

O ministro Aloizio Mercadante já anunciou que o Portal do Professor e as aulas de Khan serão inseridas nos tablets a serem entregues a partir do segundo semestre deste ano a professores de ensino médio das escolas públicas. A previsão do ministro é de que até abril todas as aulas já estejam traduzidas para português. “É um professor que desenvolveu formas bastante pedagógicas de exposição”, disse. “São geralmente filmes de 10 minutos e exercícios. Se você não conseguiu fazer, o computador diz que você deve voltar e assistir novamente a aula. É uma aula personalizada, a que o ritmo de cada um pode ir se adequando”, disse Mercadante.

Portanto, os professores do ensino médio do Brasil vão poder ver as aulas do professor Khan, ver os exercícios e utilizar essas informações da forma mais adequada. E é só um exemplo. 

Sugestões – Há meses em que o Portal do Professor recebe 1.500 propostas de aulas enviadas por professores. Antes de ser publicada, a experiência passa por um processo de validação. Caso precise de informações adicionais, retorna para o professor com sugestões de endereços e conteúdos digitais que podem enriquecer aquela aula. Atualmente, estão publicadas 12 mil aulas, abordando diferentes temáticas para a educação básica e profissionalizante.

Como as sugestões de aula enviadas pelos professores brasileiros são de livre acesso, outro professor pode reeditá-la, acrescentando ideias e outros recursos. De toda forma, a aula original é mantida no portal. É uma espécie de rede social, em que os professores podem fazer comentários sobre as aulas enviadas. 

A aula mais acessada é a da professora Lívia Raposa Bardy, da Universidade Federal de São Carlos, que trata sobre o corpo humano para os anos iniciais do ensino fundamental. Já recebeu mais de 278 mil acessos. 

As melhores sugestões de aulas são selecionadas e agrupadas em coleções temáticas, criando sequência didática de determinado tema do currículo. Há, atualmente, 726 coleções, da educação infantil ao ensino médio. Um diferencial do Portal do Professor é que a sugestão de aula é uma ferramenta para que professores de escolas públicas e privadas possam compartilhar suas aulas e suas experiências. 

A maioria dos conteúdos digitais refere-se ao currículo da educação básica – são 11.500 no total, incluindo recursos de alta qualidade, como material da coleção da Agência Espacial Brasileira sobre o aquecimento global e pesquisas de universidades do Brasil e de outros países em diferentes áreas do conhecimento. 

O espaço virtual foi criado para dar suporte à formação dos professores à sua prática na escola. No portal, os professores não têm apenas vídeos, mas também recursos em PDF, áudio, simuladores de laboratórios virtuais de química e física. Eles ainda alimentam o portal, enviando sugestões de blogs das suas próprias escolas e vídeos educativos postados pelos alunos no portal Youtube. Depois do Brasil, Portugal e Estados Unidos são os países que mais acessam o Portal do Professor.  

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministério distribuirá tablets a professores do ensino médio

O Ministério da Educação vai investir cerca de R$ 150 milhões neste ano para a compra de 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os equipamentos serão doados às escolas e entregues no segundo semestre.

O objetivo do projeto Educação Digital – Política para computadores interativos e tablets, anunciado pelo ministro Mercadante nesta quinta-feira, 2, é oferecer instrumentos e formação aos professores e gestores das escolas públicas para o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem.

Para o ministro, o mundo evolui em direção a uma sociedade do conhecimento e a escola tem que acompanhar esse processo. “É muito importante que a gente construa uma estratégia sólida para que a escola possa formar, preparar essa nova geração para o uso de tecnologias da informação”, disse. Segundo o ministro, esse é um processo e o governo federal quer acelerar, sem atropelos. “É evidente que a tecnologia não é um objetivo em si, nada substitui a relação professor-aluno.”

A tecnologia, afirmou, vai ser tão mais eficiente quanto maiores forem os cuidados pedagógicos e quanto maior for o envolvimento dos professores no processo. “Estamos definindo que, na educação, a inclusão digital começa pelo professor.”

O projeto compreende o computador interativo - equipamento desenvolvido pelo MEC, que reúne projeção, computador, microfone, DVD, lousa e acesso à internet, e o tablet. Os computadores interativos já foram distribuídos para as escolas do ensino médio e no segundo semestre chegam os tablets. Esses tablets serão nos modelos de 7 ou 10 polegadas, bateria com duração de 6 horas, colorido, peso abaixo de 700 gramas, tela multitoque, câmera e microfone para trabalho multimídia, saída de vídeo, conteúdos pré-instalados, entre outras características.

Aos computadores serão integradas as lousas eletrônicas, compostas de caneta e receptor. Acopladas ao computador interativo (equipamento com computador e projetor, ofertado pelo MEC aos estados e municípios), permitirão ao professor trabalhar os conteúdos disponíveis em uma parede ou quadro rígido, sem a necessidade de manuseio do teclado ou do computador.

Além de enviar equipamentos, o MEC oferece cursos de formação aos professores. Segundo Mercadante, mais de 300 mil professores já fizeram o curso do ProInfo, e agora os 600 mil que lecionam no ensino médio terão à disposição um curso de 360 horas para trabalhar com as novas mídias. A qualificação será feita pela rede de formadores do ProInfo, que já trabalha com especialistas de universidades públicas.

Fundamental
- Pelo cronograma do projeto Educação Digital, assim que for concluída a entrega de tablets para as escolas do ensino médio, terá início a distribuição para os estabelecimentos do ensino fundamental que oferecem os anos finais e a seguir para os anos iniciais. Foram pré-requisitos para definir por onde começar a distribuição de tablets: ser escola urbana de ensino médio, ter internet banda larga, laboratório do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e rede sem fio (wi-fi).

Conforme o ministro da Educação, com a entrega de novas tecnologias da informação, professores e escolas públicas vão poder combinar esses instrumentos com as demais mídias. Ele citou o Portal do Professor, que é um dos espaços mais consultados pela categoria e que ainda pode e deve ser ampliado. Hoje, disse, estão disponíveis no portal 15 mil aulas criadas por educadores e aprovadas por um comitê editorial do MEC. Mercadante anunciou que vai lançar editais e constituir um comitê nacional para selecionar e recomendar as melhores aulas que estarão disponíveis para todos os professores.


fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17479:ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-medio&catid=215&Itemid=86

sábado, 4 de fevereiro de 2012

INFORMATIVO CULTURAL - URCA

ANIVERSARIANTES DO MÊS - FEVEREIRO


 
01 ROSA
06 FLÁVIO
22 SAMARA
22 ERICA
21 SORAIA



CALENDÁRIO LETIVO - FEVEREIRO

   FEVEREIRO 2012 DIAS LETIVOS 18

D
S
T
Q
Q
S
S
     


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
  11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29




01 e 02 – Planejamento por área (atualização de diários, projetos, etc.)
06 a 10 – Aplicação do portifólio (Fichamento)
07 a 09 – Planejamento domiciliar
11 – Planejamento coletivo
14 a 16 – Formação continuada por área
20  a 22  – Recesso de carnaval coletivo
28 e 29 – Planejamento por área para março