sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO


O ESTADO DO CEARÁ, por intermédio da SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ, torna público, para conhecimento dos interessados, as regras para credenciamento de Administradoras de Benefícios, com o fim de celebrar Termo de Acordo, com fundamento no art.116 da Lei nº8.666/93, objetivando disponibilizar oferta de Planos de Assistência à Saúde, de, no mínimo, 04 (quatro) operadoras registradas na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, e de planos de assistência odontológica de, no mínimo, 02 (duas) operadoras, também registradas na ANS, aos servidores públicos e militares ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas do Poder Executivo do Estado do Ceará, na forma disciplinada pela Lei Federal nº9.656/98; pela Resolução Normativa nº211/2009; pelas Resoluções nos11 e 12, de 3/11/98; pela Resolução nº195, de 14/07/09 (alterada pela Resolução nº200, de 13/08/09); e pela Resolução nº196, de 14/07/09, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, considerando-se as regras estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Universidade Federal do Ceará lança Seleção para o Curso de Formação Continuda em Conselho Escolares em 2012


A Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC Virtual, em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares, comunica a abertura de inscrição para a seleção de candidatos ao Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II - Turma: 2012 , em nível de Extensão Universitária, na modalidade à distância.
A Formação Continuada em Conselhos Escolares faz parte das ações do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares no ano de 2012, promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A proposta de capacitação tem como principal objetivo promover ações direcionadas aos Conselhos Escolares para formação e atualização dos conhecimentos necessários à implementação e consolidação do Programa.
O curso destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO .

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Relatório da audiência da SEDUC


Resultado da audiência com o Secretário Executivo da SEDUC,  Idilvan Alencar, ocorrida hoje dia 11-01-2012, às 11 horas no Gabinete da Secretaria da Educação.
Abaixo os assuntos tratados e as respostas obtidas:
  1. Pagamento dos professores temporários, com prorrogação do contrato, no período de reposição das aulas da greve de 2011;
    Resposta: Pela Secretaria de Educação não há nenhum impedimento, porém o assunto terá que ser tratado na Procuradoria Geral do Estado – PGE e no Tribunal de Contas do Estado, pois há uma orientação de contratar temporários somente mediante seleção pública, a resposta definitiva será dada a Direção do Sindicato na próxima terça-feira.

  2. Concurso público para professores efetivos para lotação nas carências definitivas, e seleção pública para professores temporários para suprir as carências eventuais;
    Resposta: O concurso para efetivos está em andamento o Edital e as consultas as universidades para a sua realização. Já a seleção para temporários a mesma deverá ocorrer em março ou abril do corrente ano.

  3. Valorização do salário no início de carreira dos professores graduados;
    Resposta: O Secretário Executivo renovou o compromisso, o qual já consta em Ata registrada em negociações anteriores, e que o teto de 77% dos recursos do FUNDEB em 2012 e 80% em 2013 e 2014 se destina prioritariamente para a valorização inicial e a descompressão da carreira.

  4. Correção do teto e do valor do benefício ALIMENTAÇÃO e sua extensão aos professores contratados por tempo determinado;
    Resposta: É uma pauta nova que merece estudo detalhado, como quantos recebiam e passaram a não receber e é uma decisão de governo, pois é uma política para todo o Estado.

  5. Regulamentação da elevação da carga horária de 30 para 40 horas dos servidores da educação;
    Resposta: A Lei já foi aprovada e a SEPLAG está regulamentando a Lei através de Decreto. Esclareceu ainda que a decisão de optar pelas 40 horas é de exclusividade do SERVIDOR, e desconhece quanto será acrescido nos vencimentos dos funcionários. Está aguardando o Decreto, e que o Concurso para Funcionário de Escola depende do número de adesões de servidores às 40 horas de trabalho.

  6. Gratificação de deslocamento para os professores lotados em escolas de difícil acesso na Capital e no Interior;
    Resposta:  A Direção do Sindicato-APEOC informou que já existe no Estatuto do Magistério um artigo que trata do assunto, faltando regulamentar, o Idilvan disse que tem procurado minimizar este problema no interior, porém levará o caso a Setor Jurídico para ver a possibilidade de resolução.

  7. Implementação do 1/3 da jornada extraclasse em 2012;
    Resposta: A implementação da jornada de 1/3 para planejamento será iniciado nas escolas que estão com o calendário escolar regular, e nas demais escolas iniciará quando terminar o ano letivo de 2011. A forma de implantação será gradual até 2014.

  8. Permanência da gratificação de deslocamento dos professores aposentados;
    Resposta: Com o advento da PNI criou-se várias situações que merecem estudo individualizado e serão visto caso a caso. O Assunto será tratado com a SEPLAG E PGE.

  9. Garantia de negociação permanente com a Comissão de Negociação e Valorização do Magistério constituída pelo Sindicato-APEOC, a SEDUC e o Ministério Público Estadual;
    Resposta: A disposição da Direção da SEDUC é continuar negociando permanentemente, não só as reivindicações macro como outras pautas específicas da categoria.

  10. Unificação das tabelas ENSINO MÉDIO e dos GRADUADOS sem prejuízos dos professores efetivos, aposentados e pensionistas.
    Resposta: É um assunto mais complexo que depende de recursos, leis, discussões e negociações com a categoria.

  11. Progressão horizontal para 100% dos aptos retroativo a setembro de 2011;
    Resposta: O Governo tem afirmado para a categoria que construirá com o Sindicato-APEOC um processo que levará em consideração um processo de avaliação de desempenho que tenha por base qualificar o professor.

  12. Descompressão na carreira e valorização dos especialistas.
    Resposta: O Secretário Executivo renovou o compromisso, o qual já consta em Ata registrada em negociações anteriores, e que o teto de 77% dos recursos do FUNDEB em 2012 e 80% em 2013 e 2014 se destina prioritariamente para a valorização inicial e a descompressão da carreira.

Presos x alunos - Inversão de valores


No Brasil a inversão de valores é exorbitante. Um preso federal custa aos cofres da nação o triplo do valor gasto com um aluno do ensino superior. Um preso estadual custa aos cofres do estado  quase nove vezes o que o governo gasta com um estudante do ensino médio.
Nos rincões remotos do Norte e Nordeste, longe das câmaras das televisões do nosso país, onde a situação dos presídios é pior, é mais devastadora. Mesmo assim, o Estado gasta mais de R$ 40 mil anualmente com cada preso em presídio federal. E R$ 21 mil com cada preso em presídio estadual. Esses números estão no relatório do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) de 2010.
E o que mais chama atenção, é a existência de carência de recursos tanto nas escolas com nos presídios. Este quadro depreciativo, esta inversão de valores, onde um preso custa aos cofres dos Estados e da Nação mais do que um aluno do ensino médio ou do ensino superior, mostra e denuncia a negligência, a falta de compromisso e o descaso dos nossos governantes com o saber, com o conhecimento e com a educação brasileira.
Observando os níveis de escolaridade dos 417.112 presos brasileiros, mais da metade, (254.177) é analfabeta ou não completou o ensino fundamental. Somente 1.715 presos têm nível superior, ou seja, concluiu faculdade. Esta equação: CRIMINALIDADE = MENOS EDUCAÇÃO é preciso ser equacionada. Outra equação deve ser utilizada pelos nossos governantes: +EDUCAÇÃO=-CRIMINALIDADE+SAÚDE+SEGURANÇA+ESCOLAS-PRESÍDIOS.
Ao verificarmos, ao observarmos os presídios brasileiros podemos comparar a um circo dos horrores, sentimos vergonha e piedade ao vermos senas de mãos saindo pelas grades. Deparamos com seres humanos empilhados, espremidos, humilhados, seminus, um verdadeiro atentado aos Direitos Humanos.
Ao verificarmos as escolas brasileiras observamos que elas estão ultrapassadas, sucateadas , desatualizadas,com salas de aula superlotadas e faltando recursos técnico-pedagógicos. E os seus trabalhadores, professores e funcionários ainda continuam desvalorizados salarialmente e profissionalmente. Muitas vezes, estes profissionais da educação têm que recorrerem a longas greves para garantir os seus direitos trabalhistas, evitando a usurpação dos mesmos pelos governantes. É preciso urgentemente pagar O Piso Salarial Real dos Professores, só deste modo conseguiremos reverter este quadro de desvalorização salarial e profissional dos trabalhadores da educação do Brasil.
Com estes dados estarrecedores concluímos que no Brasil existem dois mundos, o das escolas e o das prisões, mundos esses que estão intimamente interligados, pois menos educação menos escolas, mais marginalidade, mais presídios.
Os presídios são um retrato fiel, autêntico da nossa sociedade. Do lado de fora dos presídios, estão aqueles que pouco tem acesso ao conhecimento, a universidade e a educação de qualidade. Do lado de fora dos presídios estão também à criançada brasileira que não sabe escrever nem o seu próprio nome, sem cometer crime algum, estas crianças estão condenadas à marginalidade da prisão perpétua da ignorância. Também estão do lado de fora dos presídios os criminosos ricos e influentes, corruptos que podem pagar bons advogados para livrá-los da malha da Justiça.
Os últimos dados do IBGE, do Censo 2010, mostram que 6,52% de nossas crianças com 10 anos de idade são analfabetos. Hoje no Brasil existem 14 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever.
Enquanto o nosso país ocupa o 6º lugar no ranking das maiores economias do planeta, com um PIB perca pita que nos classifica na 47ª posição no ranking mundial o nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos lega a 84ª posição.
No ranking da ONU sobre a qualidade de ensino, o Brasil ocupa o 88° lugar, ficando atrás de países com Bolívia e Equador. Como vemos a educação universalizada ainda é de péssimo nível.
É preciso que o Brasil amadureça e passe a investir maciçamente em suas crianças, em seus estudantes e em seus professores para um dia, talvez, reduzir a superlotação dos seus presídios. Sabemos que educação não é uma fórmula mágica e nem uma varinha de condão, que tudo vai resolver num toque de mágica. É preciso de tempo para recuperar este descaso e este estrago que fizeram com a educação e com os educadores brasileiros. 
O Brasil só deixará de ser este país de extrema pobreza, pobre em desenvolvimento humano e de alta criminalidade se priorizar a educação em todas as suas necessidades. É preciso urgentemente investir, canalizar recursos para salvar a educação brasileira. É preciso fazer que estes recursos cheguem aos professores. Não podemos deixar que os recursos da educação se escoem pelos ralos da corrupção.  
O Brasil não pode continuar negligenciando o conhecimento, a educação, a saúde e a segurança pública.

Por quê a Educação Nunca é Prioridade?


Apesar de todos os governantes falarem que educação é prioridade, se dermos uma olhada nos dados (Análise Comparativa Salarial)  vemos a verdadeira importância que nossos governantes dão para a educação, pois analisando os valores do salário pago, a quem realmente faz a educação ou seja os professores, percebemos as enormes diferenças entre os discursos políticos e a realidade. Nos "palanques" de nosso estado, os governantes sempre insistem em dizer que a educação é prioridade, que o futuro está na educação e mostra alguns números dizendo o quanto foi ou vai ser investido nessa área, discursos esses que tem por finalidade induzir a sociedade a acreditar que investimentos estão sendo feitos e que se as coisas não andam bem não é por falta de vontade política, mas infelizmente a prioridade da educação por parte desses políticos  fica apenas em seus discursos.
Como educador gostaria que chegasse o dia em que essa conversa de que  o futuro está na educação chegasse, pois sempre escutei isso, mas sempre me deparo com situações que me mostram, que isso é só discurso de quem quer se manter no poder, pois a sociedade que temos hoje é muitas vezes alheia,  e não consegue ver o que realmente está a acontecer em nossas escolas, alguns alunos chegam ao ensino médio sem ao menos saber fazer as quatro operações básicas, já escutei muitos pais com orgulho dizer" meu filho está terminando os estudos" eles não sabem que muitas vezes  seus filhos saem das escolas sem os conhecimentos mínimos para a vida em sociedade e as vezes chegam ao final do ensino médio sem  nem saber ler e escrever de forma correta, e que esse terminar é apenas uma forma do governo mostrar números, esquecendo que qualidade e quantidade são coisas diferentes.
A educação realmente transforma a sociedade e  é por isso que ela nunca é prioridade para nossos governantes, pois eles não querem essa transformação, o que eles realmente querem e se perpetuar infinitamente no poder .

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROUNI - VAGAS OFERTADAS

FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - FJN

  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS
  • ENFERMAGEM
  • FARMÁCIA
FMJ

  • FARMÁCIA
  • MEDICINA
LEÃO SAMPAIO

  • ADMINISTRAÇÃO
  • ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
  • BIOMEDICINA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • GESTÃO COMERCIAL
FACULDADES PARAÍSO

  • ADMINISTRAÇÃO
  • DIREITO
UNIVERSIDADE ANHANGUERA (EAD)

  • ADMINISTRAÇÃO
  • GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • SERVIÇO SOCIAL
ESTÁCIO DE SÁ (EAD)

  • ADMINISTRAÇÃO

PROUNI


O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.
Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2012, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

I SEMANA DO MODERNISMO BRASILEIRO DO CERE

O CERE através da professora de língua portugues Astânia realiza de 11 a 13 de janeiro a I SEMANA DO MODERNISMO BRASILEIRO DO CERE. 

Desenvolvida pelos alunos do 3º ano a mostra traz a história do modernismo no Brasil, viagem pelas principais escolas literarias brasileiras, apresentação de obras dos autores do modernismo.


PROGRAMAÇÃO DO DIA 12/01

  • POESIA E MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAIS
  • CONTEXTO HISTÓRICO DA POESIA DE CECILIA MEIRELES
  • SONETO FELICIDADE
  • GAROTA DE IPANEMA
  • BOSSA NOVA
  • MODA NA DÉCADA DE 60


PROGRAMAÇÃO DO DIA 13/01

  • HOMENAGEM POESIA E PROSA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
  • DECLAMAÇÕES:
  • AMAR SE APRENDE AMANDO
  • O PROCURADOR DE AMOR
  • POEMA DE SETE FACES
  • CRÔNICA: DEPOIS DO JANTAR

Reajuste de 22% no piso dos professores deve sair


O governo deve confirmar um reajuste de 22% no piso nacional dos professores. O índice representa a variação no valor mínimo de investimento por aluno do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2011 e 2012 e levaria o salário-base dos atuais R$ 1.187 para R$ 1.450 mensais.
Apesar da pressão de prefeitos e governadores, que alegam não poder arcar com o aumento acima da inflação do salário mínimo e dos professores, a tendência do governo é manter a lei como está.
Qualquer valor inferior aos 22% abriria espaço para contestação judicial ou teria que ser apresentado junto com uma mudança na legislação. A lei que criou o piso diz claramente que o reajuste será feito todo mês de janeiro no mesmo porcentual da atualização do valor do Fundeb e terá de ser o menor valor básico para aos professores por 40 horas-aula semanais.
Governadores e prefeitos pressionavam o governo para dar aos professores apenas a variação da inflação, que fechou em 6,5%. Em 2011, o reajuste foi de 16% e já incomodou Estados e municípios. Hoje, 16 Estados não cumprem o piso atual, de R$ 1.187. Outros cinco pagam menos do que os R$ 1.450 que devem entrar em vigor em fevereiro e terão que fazer mais algum investimento.
Ainda não houve uma conversa definitiva sobre o assunto entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na tarde de ontem, Haddad teve uma audiência de três horas com a presidente e o secretário-executivo do Ministério, José Henrique Paim. A decisão final ainda não foi tomada, até porque o ministro espera os dados consolidados do Tesouro Nacional para fechar o valor final do reajuste do Fundeb. É improvável, no entanto, que esse seja menor do que os 22% calculados até aqui.
Hoje, em entrevista, Haddad não confirmou o valor, mas reforçou que a lei não precisa de interpretações. "É auto-aplicável", disse. O novo valor, afirmou, deve ser promulgado em fevereiro ou março, mas valerá a partir deste mês.
Sobre a alegação de Estados e municípios que a soma dos reajustes do piso e do salário mínimo tornam impossível aos governos locais cumprir a lei da responsabilidade fiscal, Haddad diz que é algo que não pode debater porque não conhece nenhum estudo nesse sentido. "A bem da verdade, a lei do piso foi encaminhada em 2007, aprovada em 2008 e eu nunca recebi uma solicitação de audiência da Confederação Nacional dos Municípios. Eu acabo sabendo dos argumentos pelos jornais", disse.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SIMULADO SPAECE 2011

   HOJE O CERE REALIZOU COM SEUS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E 9º ANO O SIMULADO PREPARATÓRIO PARA O SPAECE. O SIMULADO ESTÁ DENTRO DO PLANO DE AÇÃO QUE FOI DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES COM A ORIENTAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA REGILÂNIA. 
      ALÉM DE PREPARAR O ALUNO PARA A AVALIAÇÃO QUE OCORRERÁ ENTRE OS DIAS 16 E 20 DE JANEIRO TAMBÉM LEVA O ALUNO AO DOMÍNIO DAS TÉCNICAS DE RESOLUÇÕES DE PROVAS UTILIZADAS EM SELEÇÕES E VESTIBULARES DA REGIÃO DO CARIRI.

UFC oferece 103 vagas de técnico-administrativos


A UFC lança três editais de concurso público para 103 cargos técnico-administrativos dos campi de Fortaleza, Cariri e Sobral. As inscrições serão feitas pelo site da COORDENADORIA DE CONCURSOS, das 8h do dia 23 de janeiro de 2012 às 23h59min do dia 12 de fevereiro, horário de Fortaleza.  

As taxas de inscrição variam de R$ 30,00 a R$ 100,00, dependendo do cargo, e a solicitação de isenção do pagamento dessa taxa pode ser feita, pela Internet, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2012. Os salários, também dependendo do cargo, obedecem a três faixas: R$ 1.777,58, R$ 2.125,94 e R$ 3.293,33.

Edital n° 350/2011 oferece 35 vagas para os seguintes cargos:
Fortaleza - Administrador (3), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1), Médico/Clínica Geral (2), Médico/Medicina do Trabalho (2), Médico/Traumato-Ortopedia (1), Técnico de Tecnologia da Informação (5, sendo uma para pessoas com deficiência), Técnico em Contabilidade (1), Auxiliar em Administração (17, sendo duas para pessoas com deficiência); No

Campus do Cariri – Técnico em Assuntos Educacionais (1);
Campus de Sobral – Psicólogo/Organizacional (1) e Técnico em Tecnologia da Informação (1). Com exceção dos cargos de Médico (com 20h), os aprovados cumprirão regime de trabalho de 40h.

Edital n° 351/2011 oferece 29 vagas para os seguintes cargos:
Fortaleza - Farmacêutico/Produção de Medicamentos (1), Médico/Micologia (1), Técnico de Laboratório/Alimentos e Nutrição (2), Técnico de Laboratório/Análises Clínicas (1), Técnico de Laboratório/Audiovisual (1), Técnico de Laboratório/Equipamentos Audiovisuais (1), Técnico de Laboratório/Genética Molecular e Citogenética (1), Técnico de Laboratório/Histologia (1), Técnico de Laboratório/Informática (2), Técnico de Laboratório/Microbiologia (1), Técnico de Laboratório/Química e Biologia Molecular (1), Técnico de Laboratório/Som para audiovisual (1), Técnico em Edificações (2), Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (1), Fotógrafo (1), Locutor (1);

Campus de Sobral - Técnico de Laboratório/Imagenologia (1), Técnico de Laboratório/Prótese Dental (1), Técnico de Laboratório/Saúde Bucal (4);
Campus do Cariri - Técnico de Laboratório/Fotojornalismo (1), Técnico de Laboratório/Multimídia (1), Técnico de Laboratório/Radiojornalismo (1), Técnico de Laboratório/Telejornalismo (1). Com exceção do cargo de Médico (com 20h), os aprovados cumprirão regime de trabalho de 40h.

Edital n° 352/2011 disponibiliza 39 vagas para os seguintes cargos, todos em Fortaleza: Jornalista (1), Revisor de Texto (1) e Assistente de Administração (37, sendo quatro para pessoas com deficiência).
Os editais com todos os detalhes podem ser acessados no site da CEV.
Fonte: Superintendência de Recursos Humanos da UFC - (fone: 85 3366 7404)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CALENDÁRIO LETIVO


JANEIRO  2012 DIAS LETIVOS 21

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02 – Recesso coletivo
03 a 06 – Avaliações do 3º período (cada prof marca no seu horário)
16 – Encerramento do 3º período
13 – Último prazo para entrega de notas 3º período
10 a 12 – Planejamento domiciliar
14 – Planejamento coletivo
17 a 19 – Fomação continuada por área do conhec.
20 – Reunião de pais (Resultados do 3º período)
24 a 26 – Planejamento por área para fevereiro
31 – Planejamento por área