terça-feira, 31 de maio de 2011

Professores de seis Estados estão em greve

    Os professores do Amapá entraram em 25 de maio em greve, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 16%, contra os 3% oferecidos pelo governo. Na capital Macapá, 90% dos professores teriam aderido.
   Em Porto Alegre, a greve chegou ao terceiro dia.. A categoria não aceita reajuste de 6,5% em maio e mais 0,5% em dezembro e quer 18%. A prefeitura sustenta que não pode oferecer mais. A categoria diz que a greve só termina se houver nova proposta.
    Em Sergipe, os professores da rede estadual entram no quarto dia de paralisação. Eles fizeram ontem (26/5) uma vigília na Assembleia Legislativa e, hoje (27/5), um ato público no centro comercial de Aracaju. A categoria recusou proposta de pagamento integral imediato do reajuste de 15,86% para os professores do nível um e a partir de setembro para os demais níveis.
    Adesão forte – Em Santa Catarina, onde a greve chega ao oitavo dia, a adesão é de quase 90% (35,6 mil dos 39 mil professores da rede).
A greve é uma reação à proposta do governo que fixa, por medida provisória, o piso nacional do magistério em R$ 1.187 para docentes que não tinham o valor como salário-base sem a soma de abono. Antes, o mínimo era de R$ 609. Os professores são contra a MP porque ela não acompanharia o progresso de carreira. O governo se recusa a negociar, e os grevistas querem que os deputados rejeitem a MP.
    Em Alagoas, os professores decidiram prorrogar a greve, iniciada na semana passada, por mais uma semana. Os docentes acusam defasagem de 25% no salário, mas o governo oferece 7%.
   Quase um mês – Na Paraíba, 18 mil funcionários de 600 escolas (60% dos profissionais) estão em greve há 25 dias. Os professores pdem piso de R$ 890 para 30 horas semanais e manutenção das gratificações. Hoje, o piso é de R$ 661. O governo diz que aceita pagar o piso, desde que as gratificações sejam incorporadas.

fonte: http://www.dihitt.com.br/barra/professores-de-seis-estados-estao-em-greve

Você é a favor da mudança na carga horária das escolas de 800 para 960 horas/aula?

EM TERMOS
     A Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado aprovou o Projeto de Lei 388/2007 para aumentar a carga horária mínima anual nos ensinos fundamental e médio da educação básica. Do ponto de vista do processo legislativo é de se estranhar que assunto tão relevante tenha sido aprovado sem que a sociedade, o Ministério da Educação e os representantes estaduais e municipais da educação tivessem se pronunciado sobre o tema.
    A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) considera que o projeto poderia estar em sintonia com outras dimensões para a qualidade da educação, como o currículo, procurando evitar o aprofundamento de seu caráter conteudista; os tempos e espaços pedagógicos, com a perspectiva de universalização da escola de tempo integral; o financiamento da merenda e da infraestrutura escolar; o número de estudantes em sala de aula, visto que estudos mostram que grande parte do trabalho do professor destina-se a disciplinar o excessivo número de alunos em sala.
     O projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), em debate na Câmara, propõe educação em tempo integral à metade dos alunos das escolas públicas de educação básica, com no mínimo 7h/dia de atividades. Para tanto, são apresentadas seis estratégias que visam contemplar novas estruturas organizativas e pedagógicas para as escolas.
    Uma das críticas da CNTE ao PNE refere-se a seu caráter predominantemente colaborativo entre os entes federados, não amarrando as responsabilidades de cada qual para com metas específicas. Consideramos que o PL 388 poderia oferecer melhor contribuição caso previsse institucionalizar parte dos objetivos do PNE - no caso, a progressão da jornada de tempo integral para toda a educação básica aliada a outros dispositivos que versam sobre a relação de estudantes por professor por etapas e modalidades de ensino; e sobre a gestão e o financiamento escolar.
    A falta de uma visão sistêmica torna o projeto insuficiente para contemplar os objetivos da educação pública. Também a dissociação com outros elementos pedagógicos, como os que tratam de tempos, espaços e currículos, torna-o mais um “remendo” que tanto se tenta evitar na educação.
    Um bom projeto sobre jornada escolar deveria contemplar novas concepções pedagógicas que valorizem o aprendizado cognitivo para assegurar a formação para o exercício da cidadania e os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Sem isso, pouco se acrescentará para a melhoria da qualidade da educação, podendo, inclusive, representar custo-benefício altamente desvantajoso para o poder público.

Roberto Franklin de Leão - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
(Jornal O Povo, Opinião, 26.05.2011)

fonte: http://www.apeoc.org.br/ultimas-noticias/34-ultimas-noticias/3223-voce-e-a-favor-da-mudanca-na-carga-horaria-das-escolas-de-800-para-960-horasaula.html

SELEÇÃO PÚBLICA

A Diretora Administrativa do CERE - Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva, em Juazeiro do Norte,  abre processo seletivo para composição do banco de recursos humanos de Secretário Escolar.  A carência  atual é de um secretário escolar para atuar com 40h semanais. As inscrições serão do dia 01 a 03 de Junho de 2011, no horário de 07h30min a 11h30min e de 13h30min a 17h30min, na própria escola, na Av. Castelo Branco, S/N. A gratificação para o cargo é de R$ 689,05.
Maiores informações no telefone (88) 3102-1136.

domingo, 29 de maio de 2011

CONHEÇA O PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

Participam desta nova política pública os ministérios da Educação, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Social e Combate à Fome

      O Programa Mais Educação é direcionado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico – criado por meio de Portaria Normativa Interministeria – e tem como objetivo otimizar as ações e os investimentos, já existentes no país, para que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino.
      Quatro ministérios irão atuar conjuntamente na formulação das políticas públicas do Programa – Educação (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Esporte (ME). Foi instituído para coordenar as políticas sociais existentes na área da educação integral no país, tais como: as atividades extraclasses de educação ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais.
    A idéia é levar o projeto prioritariamente às comunidades com acentuados índices de vulnerabilidade social, pobreza e violência, criando alternativas de cidadania à população. “Pretende-se reverter não só os índices sociais negativos, mas também as condições miseráveis que podem se agravar em violência e desagregação social generalizada”, comentou o assessor da Secretaria Executiva do MinC, Afonso Luz, articulador do ministério na implementação do Programa Mais Educação.

O projeto Mais Educação está presente no CERE, sendo coordenado atualmente pela Professora Vanusa. O projeto atende a uma demanda de aproximadamente 100 alunos, oferecendo aulas de informática, teatro, reforço escolar. Para alcançar seus objetivos, o projeto tem a colaboração dos monitores univertários das diversas áreas do conhecimento.

sábado, 28 de maio de 2011

FESTA DAS MÃES, COROAÇÃO E RENOVAÇÃO 2011

O CERE realizou na noite do dia 28 de Maio em suas dependências a festa das MÃES, edição 2011. No encontro as mães dos alunos participaram juntamente com o núcleo gestor, professores e funcionários da celebração da Renovação do Coração de Jesus e da Coroação de Nossa Senhora. O momento foi regado de muito louvor e agradecimento. Ao final  da cerimônia foi distribuído lanche e houve sorteio de cestas básicas para as mães presentes.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Orientação Sexual como Sistema de Prevenção à Saúde

     Diante de inúmeros problemas de saúde pública que poderiam ser contornados com projetos de prevenção adequados, fica evidente a necessidade de investimento em Orientação Sexual. De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Folha realizada em dez capitais brasileiras e divulgada em junho de 1993, 86% das pessoas ouvidas são favoráveis à inclusão de Orientação Sexual nos currículos escolares. Apesar disto, somente 32% dos pais conversam sobre sexo com seus filhos e metade deles nunca chegaram a tocar neste assunto. Diante desta realidade, O grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e Centro de Estudos e Comunicação em Sexualidade e Reprodução Humana, conclui que apesar de todos perceberem a sua necessidade, o trabalho de Orientação Sexual ainda é muito incipiente no país.  De lá para cá, muito se avançou, principalmente com a conscientização de realidades muito duras, como a disseminação da AIDS, que provocaram uma avalanche de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e campanhas na mídia que falavam de sexualidade. Ainda assim, o debate sobre os modelos de prevenção, o papel das escolas, dos governos, da mídia e das famílias continua em pauta.

O que é educação sexual?

     A Orientação Sexual caracteriza-se, inicialmente, "por um conjunto de orientações desenvolvidas de forma assistemática sobre sexualidade".  É global, não intencional, e envolve toda a ação exercida sobre o indivíduo, no seu cotidiano, desde o nascimento. O objetivo de um trabalho de educação sexual é "permitir que crianças e adolescentes entendam a sexualidade como aspecto positivo e natural da vida humana, propiciando-se a livre discussão de normas e padrões de comportamento em relação ao sexo e o debate das atitudes pessoais frente a própria sexualidade". Além de elaborarem seus próprios valores a partir de um pensamento crítico, a compreenderem o seu comportamento e o do outro e a tomarem decisões responsáveis a respeito de sua vida sexual, agora e no futuro". 

Professores municipais entram em greve

Professores da rede municipal de ensino de Fortaleza decretaram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na manhã de ontem no Ginásio Marista. A paralisação começa hoje, no mesmo dia que o calendário da Secretaria Municipal da Educação (SME) marca o início do ano letivo de 2011 garantindo férias no mês de julho e cumprimento dos 200 dias letivos até março de 2012.

Desde 11 de fevereiro passado, os professores declararam estado de greve, insatisfeitos com as negociações mantidas com a administração municipal. Segundo Gardênia Baima, da direção colegiada do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sindiute), a principal reivindicação é o pagamento do piso salarial que foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente fixado em R$ 1.597,87.

A Prefeitura de Fortaleza, segundo Gardênia, paga R$ 1.003,00. Hoje, a partir das 9 horas, os professores realizam manifestação em frente à Secretaria Municipal da Educação (SME). Conforme Gardênia, para o local já está agendada uma audiência com representantes da SME e da Secretaria de Administração do Município (SAM).

Além do pagamento do piso, a pauta conta ainda com reivindicações por eleições diretas para diretores das escolas municipais, correção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O secretário Vaumik Ribeiro, da Administração Municipal, confirmou que receberá representantes dos professores para a negociação, às 11 horas de hoje, em torno do piso. Ele disse estranhar o decreto da greve com negociações em andamento. Ele lembrou que este ano a classe já recebeu aumento de 6,47% na data base, no mês de janeiro.

CIEE

      O CIEE tem como principal objetivo apoiar a formação profissional de estudantes, onde ele tem como função aproximar os alunos, as escolas e as empresas. O CIEE oferece para todos os estudantes do ensino médio de qualquer escola do estado o mesmo é um programa de estágios e ainda oferece um programa de desenvolvimento estudantil e o programa de iniciação ao trabalho. Para fazer parte do CIEE você precisa ir até a extensão do CIEE que deve estar localizada em sua cidade e a partir disso fazer o seu cadastro para poder ter acesso a todas as informações no site : http://www.ciee.org.br/portal/index2.asp
     No site do CIEE você poderá realizar o seu cadastro, atualizar os seus dados, verificar o banco de vagas e verificar quais as vagas existentes, ver quais os cursos oferecidos a distância, ver os cursos e oficinas oferecidos, verificar o histórico de vagas, ver as oficinas de capacitação, ter uma orientação profissional, realizar testes de temperamentos e até mesmo receber as vagas existentes pelo seu próprio celular.

terça-feira, 24 de maio de 2011

REFORÇANDO A MATEMÁTICA

Tendo em visto a proximidade das Prova Brasil, o CERE oferece aos alunos do 9º ano reforço de matemática para desenvolver habilidades a fim de obterem bom resultado na avaliação. O reforço é ministrado por alunos do IFET, de forma voluntária onde os mesmos adquirem experiência docência e complementam a carga horária do curso.

SAIBA O QUE É O PDDE!

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE


Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.

O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. O orçamento previsto para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.

Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.

Até 2008, o programa contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. Em 2009, com a edição da Medida Provisória nº 455, de 28 de janeiro (transformada posteriormente na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009), foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil.

Em 2010, o orçamento do PDDE foi de R$ 1,4 bilhão, para todas as suas ações. Foram beneficiados pela ação PDDE Manutenção 41.124.404 alunos de 137.640 escolas públicas e particulares; pela ação PDDE Escolas de fim de semana, 1.893.594 estudantes de 2.223 escolas; pelo PDDE Educação integral, 5.993.270 alunos de 9.660 instituições de ensino; e, pelo PDDE – PDE Escola, 10.007.894 alunos de 16.643 escolas.

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

REUNIÃO INTERCALAR

    O CERE realiza nesta última semana de maio a reunião intercalar. Essa reunião é parte integrante do Projeto Diretor de Turma e tem como objetivo reunir professores, núcleo gestor, alunos e pais, onde se discute atividades desenvolvidas na escola, análise e reflexão com os representantes de alunos e dos pais sobre a dinânica da turma.

Vejam que ótima oportunidade de aperfeiçoamento.

Prezados(as) Senhores(as),
Informamos que está aberto o período de inscrições na Plataforma Freire para a realização de cursos nos níveis de aperfeiçoamento, extensão e especialização, contemplados pela Rede UAB e pela Chamada Pública de 2010.
No estado do Ceará os cursos de extensão serão ofertados pela UFC - Universidade Federal do Ceará, através do Instituto UFC VIrtual, nas seguites áreas: Educação Ambiental, Educação para os Direitos Humanos e Educação de Jovens e Adultos.
Vale destacar que os cursos de formação continuada são destinados aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais que foram registrados no Censo Escolar de 2009 ou no de 2010.
Para tanto, o processo de indicação/inscrição nos referidos cursos será realizado diretamente na Plataforma Freire, no endereço: http://www.freire.mec.gov.br , no qual devem ser seguidas as orientações abaixo
relacionadas:

1. Para cursos de extensão e aperfeiçoamento
O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu mudanças em relação aos anos anteriores. Agora a indicação dos professores para esses cursos deve ser realizada pelo Diretor de sua escola. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases:
a) a partir de 11/05/2011 por tempo indeterminado - Secretário de Educação deve confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola, responsáveis pelas indicações referentes ao seu município/estado na Plataforma Freire.
b) 16/05/2011 até 29/05/2011 - Diretores de Escolas devem indicar os professores que realizarão os cursos ofertados na Plataforma Freire.
c) 23/05/2011 até 05/06/2011 - Professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola.
d) 06/06/2011 até 16/06/2011 - Secretário de Educação deve somente validar as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente poderão ser cedidos e apoiados para realização dos cursos.
e) a partir de 18/06/2011: Coordenador de Curso visualiza a lista de professores validados para seu curso, na Plataforma Freire, podendo realizar então a dos professores para comporem as turmas do curso.

2. Para cursos de especialização
O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire deve ser feito diretamente pelos professores. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases:
a) 30/05/2011 até 05/06/2011 – Professor deve realizar a pré-inscrição nos cursos de especialização mediante a Plataforma Freire.
b) 06/06/2011 até 16/06/2011 – Secretário de Educação deve ter o cuidado para validar somente as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente serão cedidos e apoiados para a realização dos cursos.
c) a partir de 18/06/2011 – Coordenador de Curso visualiza a lista de professores validados para seu curso, na Plataforma Freire, podendo realizar então a dos professores para comporem as turmas do curso.
Pedimos confirmação do recebimento desta mensagem e a divulgação.
Certos de sua atenção e agilidade para divulgação diante dos procedimentos de inscrição, colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.

domingo, 22 de maio de 2011

LICENCIATURA, BACHARELADO OU TECNOLÓGICO? QUAL A DIFERENÇA? QUAL ESCOLHER?

Ao sair do ensino médio, além de ter que se preocupar que curso fazer, o estudante precisa ter em mente que tipo de curso pretende seguir. Há quatro opções de graduação: bacharelado, licenciatura, curso sequencial e curso tecnológico. A principal diferença, além do conteúdo, é o tempo que o aluno passa estudando: enquanto um bacharelado leva, em média, quatro anos para ser concluído, um curso tecnológico pode levar dois.

O bacharelado, segundo o MEC (Ministério da Educação), é o curso superior que “confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional”. A licenciatura, por sua vez, prepara o estudante para dar aula como professor na educação básica.

Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química.

Os dois costumam dividir boa parte do currículo, mas quem prefere a licenciatura pode ter matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos. Para dar aula nos anos finais dos ensinos fundamental e médio, o estudante precisa ter cursado uma área do conhecimento, como matemática, física ou letras. Um aluno formado em engenharia, por exemplo, não pode dar aula de química.

O tempo de curso, seja bacharelado ou licenciatura, depende de cada instituição de ensino superior, mas, em média, um bacharelado leva quatro anos –período que pode ser ligeiramente maior no segundo caso. Os dois fornecem diploma.

Cursos tecnológicos

E os cursos que oferecem graduação em apenas dois anos? Esses são os chamados tecnológicos. Além do tempo reduzido, eles têm um objeto de estudo bastante específico. Por exemplo: não há um curso tecnológico de jornalismo, mas é possível encontrar um de fotografia. Como a carga de conteúdo é menor e mais centralizada, os estudos são mais focados.

De acordo com o MEC, os cursos tecnológicos também conferem diploma aos concluintes. Como todo curso de graduação, é aberto a quem terminou o ensino médio (ou nível equivalente) e passou por algum processo seletivo.

Existem também os cursos sequenciais. O ministério não os considera como graduação e eles são voltados a quem já é formado em alguma área e procuram uma certa especialização. Há dois tipos: o de formação específica, que, se for reconhecido pelo MEC, pode conceder diploma; e o de complementação de estudos, que não tem esse poder.

GRADUAÇÃO NO CARIRI

A Região do Cariri nos últimos anos se tornou um pólo em educação superior. Uma gama de faculdades públicas e particulares se intalaram em nossa região oferecendo a população a oportunidade de qualificação através da graduação. Conheça os cursos oferecidos pelas principais faculdades de nossa região e vejo se você se identifica com algum.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DESABAFO

DESABAFO DE PROFESSORA DO RIO GRANDE DO NORTE NA ESSEMBLÉIA DOS DEPUTADOS. PRECISAMOS DE GENTE ASSIM NO COMANDO DO NOSSO SINDICATO.




quinta-feira, 19 de maio de 2011

FENECIT7

Estão abertas as inscrições para a FENECIT7 - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia - 2011. O plano de pesquisa deverá ser entregue até 23 de maio de 2011. Mais informações através do e-mail: fenecit7@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .
Confira AQUI, as orientações para preenchimento do plano de pesquisa.

FIQUE POR DENTRO

DURANTE NOSSA ROTINA PEDAGÓGICA NOS DEPARAMOS COM ALGUNS TERMOS COMO INEP, IDEB E CENSO ESCOLAR. MAS AFINAL O QUE SIGNIFICA ESTAS PALAVRAS, QUAL A IMPORTÂNCIA DELAS NA VIDA ESCOLA. VEJA AO ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES ÚTEIS E SEJA UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ATUALIZADO.

INEP
     O Inep é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Como diz o nome, o Inep é um instituto de pesquisa, ligado ao Ministério da Educação, e que tem como objetivo produzir material que sirva de subsídio para que os agentes do governo elaborem e apliquem políticas públicas na área de educação.
    O Inep elabora seus estudos especialmente por meio dos dados obtidos em diversas provas e programas nacionais que abrangem todos os níveis educacionais, como por exemplo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um dos principais estudos do Inep é o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), realizado a cada dois anos com alunos e instituições educacionais dos ensinos fundamental e médio.
    O nome do instituto é uma homenagem a Anísio Teixeira, que foi diretor da autarquia nos anos 1950.

CENSO ESCOLAR
    O Censo é um instrumento que visa melhorar a qualidade da educação Básica no Brasil. O Censo Escolar promovido com a colaboração dos órgãos regionais de ensino, das secretarias estaduais e municipais de educação, e com a participação das escolas públicas e privadas do País. Os dados obtidos no Censo Escolar são usados para criação de políticas públicas e distribuição de recursos públicos como: alimentação e transporte escolar, implantação de bibliotecas, distribuição de livros didáticos e uniformes, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola, FUNDEB, cálculo do IDEB, entre outros.

IDEB
    O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb.

PRÊMIO MICROSOFT EDUCADORES INOVADORES

    O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores está em sua sexta edição e reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais), particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.
    O objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.
    Dessa forma, a premiação propicia a criação de referências importantes e experiências que favorecem a transformação da escola em um espaço de aprendizagem contínua – para educadores, educandos e comunidade de seu entorno -, bem como a valorização de suas lideranças e o reconhecimento da importância de seu papel para a criação de uma cultura de uso de tecnologias nos ambientes educacionais.

ACESSE: http://www.educadoresinovadores.com.br/

Inscrições abertas para o 25° Prêmio Jovem Cientista

     Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o 25° Prêmio Jovem Cientista. Os candidatos podem se inscrever pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do prêmio. O tema desta edição, que comemora os 30 anos do prêmio e os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é Cidades Sustentáveis.
Prêmio
     O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE).
     Quatro categorias são premiadas sendo elas graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional. Há ainda uma menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do ensino médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.
     Na categoria mérito institucional serão premiadas duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos com mérito científico, desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias graduado, estudante do ensino superior e estudante do ensino médio.
Premiação
     Na categoria graduado, os vencedores são agraciados com R$ 30 mil (1º lugar), R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Para estudantes do ensino superior, os valores são de R$ 15 mil para o 1º lugar, R$ 12 mil para o 2º lugar e R$10 mil para o 3º lugar. Estudantes do ensino médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares recebem um Laptop de última geração cada um.
    No mérito institucional, serão pagos R$ 35 mil para cada uma das duas instituições premiadas. O pesquisador que for indicado para a menção honrosa ganhará R$ 20 mil.
    Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq, caso atendam aos critérios normativos do órgão, descritos no site. Os pesquisadores classificados em primeiro lugar em cada uma das categorias (graduado, estudante do ensino superior e estudante do ensino médio), também participarão de Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2012.

Histórico
     O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República em exercício e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.
    Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. No ano passado, o prêmio recebeu 2.158 inscrições de todo o país, sendo 158 na categoria graduado; 75 na categoria estudante do ensino superior e 1.925 na categoria estudante do ensino médio.

SITE DE ISNCRIÇÃO: http://www.jovemcientista.cnpq.br/

CAF - CIRÃO ANIME FACTORY

DIA 22 DE MAIO DAS 9 AS 17 HORAS O GRÊMIO ESTUDANTIL LEGENDÁRIOS E AKATSUKI PROMOVERÁ NO CERE:
EXIBIÇÃO DE COSPLAY
BATALHA CANPAL ( LIVRE CAMPEONATO)

OFICINAS:
PAPERCRAFT
ORIGAME
BOMERMAN TAULEIRO

SORTEIO DE CAMISAS, IDA AO CARAMIM DE EDU (ANGRA) E HERMES BAROLLI (CD'Z) COM DIREIRO A ACOMPANHANTE

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ENEM 2011


     
     O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já tem data definida: as provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira, 23, às 10h, e vão até o dia 10 de junho, às 23:59h. O edital com informações detalhadas sobre o exame deste ano será publicado nesta quinta-feira, 19, no Diário Oficial do União.
      No começo o Enem servia de base apenas para medir o nível de conhecimento dos estudantes que terminavam o ensino médio, mas nos últimos anos fazer a Enem 2011 Inscrições é a porta de entrada para qualquer estudante, principalmente aqueles de baixa renda, conseguir ingressar na rede superior de ensino, seja através de uma universidade pública ou uma faculdade particular.
    Nos últimos anos, as provas do Enem foram marcados por alguns erros que acabaram manchando a credibilidade do Exame, apesar disso o Exame ainda é o melhor caminho para o estudante adentrar num curso superior, se você pretende fazer o Enem 2011 Inscrições saiba que as inscrições, assim como a prova, ocorrerão no segundo semestre de 2011, até o momento não foi definida data exata pra o exame, mas assim que confirmado o período de Inscrições Enem 2011 as mesmas poderão ser feitas no site oficial do Enem, em enem.inep.gov.br.
     Você que pretende realizar o Enem 2011 Inscrições fique atento ao período para realizar a sua. A inscrição para quem está terminando o ensino médio na rede pública é gratuita, não fique de fora, faça sua inscrição para o Enem 2011 e conquiste uma vaga gratuita no ensino superior, seja através do ProUni 2012 ou Sisu 2012.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MEC libera kit anti-homofobia e 6 mil escolas de segundo grau receberão material ainda em 2011

Projeto que pretende acabar com o preconceito e discriminação em ambiente escolar é alvo de críticas
da redação | 12/05/2011 13h 29
O Ministério da Educação (MEC) planeja distribuir, a partir do segundo semestre deste ano, um kit anti-homofobia, que tem como objetivo acabar com o preconceito e a discriminação de homossexuais no ambiente escolar. Chamado de Escola Sem Homofobia, o material, que será enviado incialmente para seis mil escolas de ensino médio da rede pública de todo o Brasil, será composto de filmes e um guia de orientação aos professores.

O projeto faz parte do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNPCDH-LGBT) - um conjunto de mais de 160 diretrizes elaboradas pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com entidades não governamentais, que visa a promover a cidadania e os direitos humanos da comunidade LGBT.

De acordo com a assessoria do MEC, o material distribuído para as escolas não será, obrigatoriamente, passado aos alunos. Conforme informou ao GUIA DO ESTUDANTE, o kit é uma orientação aos professores de como tratar a discriminação aos homossexuais em sala de aula e será usado da forma que cada diretor de escola achar melhor.

Mesmo assim, o conteúdo o kit, principalmente os vídeos que serão distribuídos, está sendo alvo de críticas. Nesta semana, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) distribuiu panfletos em escolas do Rio de Janeiro declarando que o MEC e grupos LGBT queriam incentivar o homossexualismo nas escolas.

O deputado João Campos (PSDB-GO), da Frente Parlamentar Evangélica, também foi contra a utilização do kit anti-hofobia e afirmou que não há razão para que um público com certa orientação sexual tenha um tratamento especial nas escolas.

Do outro lado, o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ramaís de Castro da Silveira, diz que a iniciativa de levar o debate sobre a discriminação aos homossexuais às escolas tem como objetivo combater a exclusão histórica do grupo LGBT.

Críticas à parte, a iniciativa do MEC de discutir o tema tem fundamento. A pesquisa "Juventudes e Sexualidade", realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mostra que 39,6% dos estudantes masculinos não gostariam de ter um colega de classe homossexual, 35,2% dos pais não gostariam que seus filhos tivessem um colega de classe homossexual, e 60% das(os) professoras(es) afirmaram não ter conhecimento o suficiente para lidar com a questão da homossexualidade na sala de aula.

A pesquisa foi feita em 2000, em 241 escolas públicas e privadas de 14 capitais do Brasil. Os resultados só foram publicados em 2004.

Alguns dos vídeos que podem compor o kit anti-homofobia foram divulgados na internet. O MEC não confirma que eles farão parte do material, pois o conteúdo do kit ainda está sendo analisado.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Edição do 'concurso nacional' para professores será lançado O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

      A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada na quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.
    A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.
    Um comitê de governança está concluindo a matriz de referência que irá indicar quais conteúdos e habilidades serão cobrados do candidato. O grupo é formado por representantes do Inep, do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de entidades de pesquisa em educação como a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
    De acordo com a matriz proposta pelo Inep, a prova vai avaliar o profissional a partir de três dimensões: profissão docente e cidadania, trabalho pedagógico e domínio dos conteúdos curriculares. Serão exigidos conhecimentos em temas como políticas educacionais, gestão do trabalho pedagógico, além do domínio dos conteúdos como língua portuguesa, matemática, história e artes.
    A previsão é que o documento seja concluído até o início do segundo semestre. Em seguida, o Inep abrirá uma chamada pública para convocar especialistas interessados em elaborar itens para o exame.

CURSO DE AGENTES AMBIENTAIS

A FUNDAÇÃO DECÓCRITO ROCHA OFERTA CURSO DE AGENTES AMBIENTAIS A DISTÂNCIA.

Apresentação

A questão ambiental ganhou nas últimas décadas, um espaço social relevante, fazendo-se presente no cotidiano das pessoas e das instituições. No mundo de hoje, já se coloca a necessidade de refletir e de agir sobre os impactos e ameaças que pesam sobre a qualidade de vida no planeta Terra.
Hoje, a questão ecológica não pode ficar fora da agenda de qualquer pessoa ou organização minimamente comprometida com o meio ambiente e a qualidade de vida. A gestão ambiental, casamento entre ecologia e negócios, é uma realidade cujos efeitos econômicos tornam-se cada vez mais profundos e impactantes. A necessidade de preservar as condições de vida no planeta nos coloca num caminho sem volta. Portanto, é premente que se inicie uma revisão completa das concepções de progresso que nortearam os modelos de desenvolvimento social e econômico nos últimos séculos. A definitiva opção pelo desenvolvimento sustentável baseado na gestão ambiental tem, além do fator econômico, um determinante humano.
Considerando a educação ambiental uma ação multidisciplinar, o curso procura aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos cidadãos, assim como subsidia-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.
Com os recentes dados publicados acerca do clima pelo IPCC, faz-se urgente um trabalho de educação formal com o objetivo de preparar Agentes Ambientais para monitorar o meio ambiente do seu entorno geográfico e divulgar boas práticas de preservação e conservação do planeta.

CONFIRA NO SITE: http://www.fdr.com.br/agentesambientais/

terça-feira, 10 de maio de 2011

RESULTADO AUDIÊNCIA SINDICATO A APEOC E GOVERNO DO ESTADO

PROGRESSÕES HORIZONTAIS

Atendendo reivindicação do Sindicato-APEOC, do ano passado, o Governador concordou com a implantação da progressão para 100% dos aptos.
Na audiência desta segunda-feira, o Sindicato cobrou o compromisso na efetivação da progressão de 2009, e apresentou a reivindicação para progressão de 2010 (também para todos os aptos).
Após longa negociação, o Governador ATENDEU A REINVICAÇÃO DE IMPLANTAÇAÕ DAS PROGRESSÕES DOS ANOS DE 2009 E 2010 SEM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E SEM LIMITE DE PERCENTUAL, DE FORMA RETROATIVA.
  • Na progressão de 2009 serão contemplados 3.197 professores com um investimento anual de R$ 5.012.000,00;
  • Na Progressão de 2010, serão contemplados 2.843 professores com um investimento anual de R$ 5.726.000,00;
  • O Governador Cid Gomes autorizou a secretária de Educação, Izolda Cela, a elaborar minuta do decreto, que será encaminhado ao Gabinete do Governador para imediata publicação, ainda neste mês de maio, visando a sua implantação na folha do mês de junho de 2011;
  • Com relação ao pagamento retroativo, os professores receberão em 5 (cinco) parcelas de julho à novembro de 2011, de modo a evitar (minimizar) os descontos do IR na fonte.
COMPUTADORES

O Sindicato-APEOC cobrou do Governador a efetivação do compromisso assumido com nossa entidade, através do Projeto: Educador Conectado, o futuro no presente!, ou seja, distribuição dos computadores aos educadores (efetivos, temporários e aposentados).
  • Em resposta a esta pauta, o Governador anunciou o encaminhamento de pagar 50% do valor do computador, sendo que os outros 50% serão financiados pela Caixa Econômica Federal aos professores, com baixos juros em consignação (portanto, em desconto de folha de pagamento);
  • Foi criada uma comissão APEOC-SEDUC, para fechar o formato de financiamento junto à Caixa Econômica, e acompanhamento da execução do projeto;
  • Serão financiados 20 mil computadores. Inicialmente serão atendidos 5mil professores, tendo como prioridade os efetivos, em atividade, e com menores salários, e, em seguida, atendimento aos professores temporários e aposentados;
  • A cada dez meses serão financiados mais 5 mil computadores;
  • O Governador enviará este mês Projeto de Lei autorizando despesa com a bonificação por parte do Estado (50%) aos professores.
EQUIPARAÇÃO DOS TEMPORÁRIOS COM EFETIVOS

O Sindicato tem reiterado a necessidade de valorização de todos os professores, independente da forma de contratação. Neste sentido, defendemos na Audiência, mais uma vez, a equiparação do salário do professor temporário graduado com o do professor efetivo (ref. 13).
Quanto a este ponto, o Governo enviará para a Assembléia Legislativa, ainda neste mês, Projeto de Lei que equiparará a remuneração dos professores temporários graduados (licenciatura plena) à remuneração dos efetivos igualmente graduados.
  • O investimento será de 9 milhões ao ano.
É importante registrar que o professor contratado temporariamente, a partir da aprovação do Projeto de Lei, garante como política salarial a equiparação. O ganho salarial, segundo a SEDUC, será de aproximadamente 13%.

REAJUSTE DIFERENCIADO

A partir da cobrança do Sindicato APEOC (do compromisso do reajuste diferenciado de 2010), o Governador disse que o referido compromisso seria honrado no Plano de Carreira dos Professores, com discussão e negociação no âmbito da Comissão Especial de Valorização do Magistério.

PLANO DE CARGOS E CARREIRAS

O Sindicato, que já apresentou na Comissão Especial sua proposta para o Plano de Carreira do Magistério, tendo por base a Lei do Piso Nacional da Categoria, reivindicou ao Executivo a efetivação da referida proposta.
  • O Governador informou que a SEDUC está fazendo simulações de propostas e que serão apresentadas à Comissão (SEDUC, APEOC, Ministério Público);
  • Até o dia 27 de Maio as propostas do Sindicato APEOC e da SEDUC serão repercutidas financeiramente pela SEPLAG;
  • A Comissão se reunirá no dia 30 de maio para análise das propostas da SEDUC e da APEOC;
  • Nova audiência com o governo do Estado dia 6 de junho.
O Sindicato-APEOC contratou assessoria especializada em orçamento público, com o objetivo de confrontar os dados e acompanhar as negociações na Comissão Especial de Valorização do Magistério.

PISO SALARIAL

O Sindicato-APEOC cobrou do Governador a implantação da Lei 11.738 (Lei do Piso do Magistério).
  • O Governador disse que apenas aguarda a publicação do acórdão do STF para implantação da Lei do Piso, através do Plano de Cargos e Carreiras, enquanto vencimento inicial de carreira.
Ao final da audiência com o governador Cid Gomes, a Direção do Sindicato-APEOC reiterou seu posicionamento acerca da Constitucionalidade integral da Lei do Piso, entendendo que a aplicação da Lei é pra ser em sua totalidade, inclusive, quanto à jornada de trabalho.
Esta questão será retomada na Comissão Especial de Valorização do Magistério, como dito antes, com reunião marcada para o próximo dia 30, e dia 06 de junho em nova audiência com o Governador Cid Gomes. Neste sentido, a Direção do Sindicato se mantém firme na perspectiva de garantir a implantação do Piso Salarial pela via da transparência, mobilização e negociação responsável e competente.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

NOSSO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

17 ANOS PROMOVENDO EDUCAÇÃO

   
  HÁ 17 ANOS, MAIS PRECISAMENTE NO DIA 11 DE MAIO DE 1994 O ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO CIRO FERREIRA GOMES E O PREFEITO MANOEL SALVIANO INAUGURAM O CERE - ALM. ERNANI VITORINO ABOIM SILVA. LOCALIZADO NO BAIRRO SANTA TEREZA O CERE RECEBE UMA CLIENTELA HETEROGÊNEA QUE BUSCA NA ESCOLA NA OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE A TORNE APTA A VIVER EM UMA SOCIEDADE SELETIVA QUE EXIGE SEMPRE QUALIFICAÇÃO.
     O CERE TEM COMO OBJETIVO GERAR CONDIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM SABER ELABORADO, QUE DÊ OPORTUNIDADE E GARANTA O ACESSO E A PERMANÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA À ESCOLA E OS SITUEM NUM QUADRO EXPLICATIVO DO MUNDO PARA A INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO.
     OS DESAFIOS FORAM MUITOS E CONTINUAM PERSISTINDO ATÉ HOJE, VISTO QUE VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE A EDUCAÇÃO NÃO É VISTO COMO PRIORIDADE PELA POPULAÇÃO E POR GOVERNANTES, NO ENTANTO TEMOS QUE COMEMORAR AS VÁRIAS CONQUISTAS E VITÓRIAS OCORRIDAS NESTES 17 ANOS DE EDUCAÇÃO, ENTRE ELAS AS MAIS RECENTES FORAM:
  •  APROVAÇÃO DE 12 ALUNOS NOSSOS NOS ÚLTIMOS PROCESSOS SELETIVOS OCORRIDOS NA REGIÃO DO CARIRI PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE;
  • OUTRA GRANDE CONQUISTA FOI O NOSSO ÚLTIMO RESULTADO NO SPAECE 2010 ONDE NOSSA ESCOLA CONSEGUIU ALCANÇAR CRESCIMENTOS RELEVANTES, MOSTRANDO O COMPRROMISSO QUE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR QUE FORMA O CERE TEM EM PROMOVER EDUCAÇÃO DE QUALIDADE;
  • AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPUTADORES NO LEI, FOMENTANDO APRENDIZAGEM NO ESPAÇO VIRTUAL;
  • REFORMA DA BIBLIOTECA E LAMAT (LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA);
  • FORMAÇÃO DE NÚCLEO GESTOR HUMANO;
  • CONSTRUÇÃO DA SALA DE VÍDEO;
  • REFORMA DE BEBEDOUROS E SALAS DE AULA;
  • REVITALIZAÇÃO DO JARDIM DA ESCOLA, CONFERINDO AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL PARA TRABALHO;
  • INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA;
     PARA COMEMORAR ESTES 17 ANOS DE ENSINO E EM MEIO AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE, O CERE VAI REALIZAR NOS DIAS 10 E 12 DE MAIO UM PASSEIO DE TREM COM ALUNOS, ONDE HAVERÁ UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE.

UFC lança edital de seleção para mestrado

O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital de seleção para a turma 2011.2. As inscrições vão até 8 de junho. A seleção constará de prova escrita (dissertativa), análise de Currículo e arguição do pré-projeto.
Ao todo, são oferecidas 20 vagas distribuídas nos seguintes eixos temáticos: Biologia (5), Física (5), Matemática (5) e Química (5). As três linhas de pesquisa do programa para qualquer um dos eixos temáticos são: Divulgação Científica, Métodos Pedagógicos, e Tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática. Podem inscrever-se graduados em Matemática, Física, Química, Biologia ou em áreas afins.

CONFIRA NO SITE ABAIXO O EDITAL DE SELEÇÃO
http://www.prppg.ufc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=691%3Aensino-de-ciencias-e-matematica-turma-20112-mestrado-profissional&catid=134%3Amestrado-profissional&Itemid=56&lang=pt

sábado, 7 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES







Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.

Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser
amor.
Sua luta no dia a dia a faz uma
mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.

Sexo frágil sim.
Mas acomodada não.

Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.

Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da
família.

Parabéns mamãe pela passagem do teu dia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

06 DE MAIO, DIA DA MATEMÁTICA

Malba TahanM A L B A    T A H A N
Nome:
Júlio César de Mello e Souza ( pseudônimo: Malba Tahan )
vida:
viveu 79 anos ( 1895 - 1974 ), a maior parte no Rio de Janeiro





No dia 06 de maio de 1895 nasceu Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Escritor e professor de Matemática, ele é autor de inúmeras obras literárias, dentre elas O Homem que Calculava, que relata as enigmáticas histórias de um calculista repleto de estratégias matemáticas na resolução de problemas cotidianos.
Em referência a Júlio Cesar de Melo e Souza, o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2004, no intuito de divulgar a ciência como uma importante ferramenta de trabalho humano.
Nesse dia, os matemáticos ligados à área da educação devem promover dinâmicas, com o objetivo de divulgação da data comemorativa, bem como demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo.
Esse trabalho de divulgação também tem o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos. As instituições escolares possuem papel decisivo nessa divulgação, que pode ocorrer através de palestras, oficinas, feiras, mostras de trabalhos confeccionados pelos alunos, abordando as inúmeras utilizações da Matemática.


RESPEITO À MULHER

      O Cariri à alguns anos atrás foi cenário para matança de várias mulheres. Hoje os crimes continuam a acontecer, mas a Lei 11.340, mas conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada pelo Ex Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 07 de agosto de 2006, veio trazer mais rigor e punições aos covardes agressores que violentam a pessoa feminina.


A introdução da Lei diz:



"Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências"

Diante disso o Grêmio Estudantil do CERE convidou a Doutora Marluci para palestrar para os alunos do ensino médio sobre o referido tema, a afim de esclarecer e tirar dúvidas sobre a Lei.

Confira as fotos da palestra na página de fotos e vídeos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FIQUE DE OLHO PROFESSOR

PROFESSORES AS OLIMPÍADAS ESTÃO AI E FIQUE DE OLHO NAS INSCRIÇÕES PARA INSCREVER SUA ESCOLA.

  • OBMEP

  INSCRIÇÕES DE 18 DE ABRIL A 3 DE JUNHO
  1º FASE DIA 16 DE AGOSTO DE 2011
  2º FASE DIA 22 DE OUTUBRO DE 2011

No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos participarão da primeira fase, de acordo com os níveis de participação – nível 1 para estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental, nível 2 para oitavo e nono anos e nível 3 para o ensino médio
Premiação – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Também serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.

LINK DE INSCRIÇÃO: http://www.obmep.org.br/mapa_insc_2010_content.html

  • OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE QUÍMICA
INSCRIÇÕES 03 A 21 DE MAIO - NORTE/NORDESTE
EXAME DA OLIMPÍADA DIA 04 DE JUNHO DE 2011 - NORTE/NORDESTE
INSCRIÇÕES 06 DE JUNHO A 26 DE AGOSTO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA JÚNIOR
INSCRIÇÃO DE 01 A 15 DE AGOSTO - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA
DIA 27 DE AGOSTO - EXAME DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA

  • OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
INSCRIÇÕES ATÉ 12 DE MAIO
1º FASE - 21 DE MAIO NAS ESCOLAS
2º FASE - 13 DE AGOSTO
3º FASE - 08 DE OUTUBRO
MAIS INFORMAÇÕES NO LINK: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2011/Calendario.shtm

terça-feira, 3 de maio de 2011

Hoje núcleo gestor, corpo docente, alunos e familiares de PEDRO, se reuniram na quadra coberta do CERE para participarem de uma missa para lembrar os 30 dias da passagam de PEDRO para o plano divino. Em sua homilia o Padre Adalmiram destacou a importância da família e manter os costumes e obediência aos pais.

A morte não é o fim, mas um momento para refletir e agradecer a DEUS pela graça de por em nossa vida pessoas especias que dão um toque de encanto.

domingo, 1 de maio de 2011

ANIVERSARIENTES DO MÊS DE MAIO

Conte seu jardim pelas flores,
nunca pelas folhas caídas.
Viva cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente.
E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de um relógio e sim pelo pulsar do seu coração.
E através de toda a sua existência conte sua idade pelos
amigos que conquista e nunca pelos anos que vive.
Isso é o que eu lhe
desejo de coração.

Feliz
Aniversário.

FABÍOLA - DIA 04
VÂNIA - DIA 04
SAMIRA - DIA 05
ALZIRA - DIA 07
MARIA HELENA - DIA 07
CERE - DIA 11