segunda-feira, 28 de março de 2011

CHAMADA PÚBLICA PARA AGRICULTURA FAMILIAR


CERE Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva
 
Chamada Publica - Agricultura Familiar


Chamada Pública nº. 01/2011 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar com dispensa de licitação, Lei n.º 11.947, de 16/07/2009, Resolução n.º 38 do FNDE, de 16/07/2009.


A Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA / Juazeiro do Norte Ce., pessoa jurídica de direito público, com sede à Avenida Castelo Branco S/N CNPJ sob o nº. 00.300.319.801/0053-45, representado neste ato pela Diretora Josefa Leonila de Sousa, no uso de suas prerrogativas legais, e considerando o disposto no art.21 da Lei 11.947/2009 e na Resolução FNDE/ CD n.º 38/2009, através da Secretaria da Educação, vem realizar Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, em favor da Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA,  durante o período de 7 de abril de 2011 a 8 de setembro de 2011. Os Grupos Formais/ Informais deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda até o dia 2 de abril de 2011, até as 17h na escola, situada a Av. Castelo Branco s/n. Os envelopes serão abertos pela comissão escolar às 8h do dia 6 de abril de 2011.




  1. Objeto


O objeto da presente Chamada Pública é a de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, da Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA em Juazeiro do Norte-Ce, conforme especificações dos gêneros alimentícios abaixo.
Item
Unid.
Quant.
Cebola, em embalagens de 1 kg
Kg
200
Cenoura de primeira qualidade, tipo A, embalagem de 1 kg
Kg
500
Cheiro Verde de primeira qualidade
Kg
500
Pimentão de primeira qualidade, embalagem de 1 kg
Kg
100
Batata inglesa, lisa, de primeira qualidade. A maioria adquirida a granel,  em Kg (kilograma) ou Unidade
Kg
300
Polpa de fruta congelada. Sabores variados. Embalagem plástica de 1kg rotulada.
Kg
280
Doce mariola em embalagem individual de 30g. Com prazo de validade no ato do recebimento não inferior a 6 meses.
Kg
200
Arroz beneficiado tipo 02 para canja
Kg
300
Banana prata selecionada
kg
200
Carne moída com certificado SIM, SIE ou SIF
kg
800
Feijão de corda de 1ª safra nova
kg
300
Ovo caipira
dz
500
Farinha de mandioca torrada
kg
100
Laranja
dz
500
Mamão papaia
kg
400







2. Fonte de recurso


Recursos provenientes do PNAE/FNDE.
3. Envelope nº. 001 – habilitação do Grupo Formal
2.1. O Grupo Formal deverá apresentar no Envelope nº 001 os documentos abaixo relacionados, sob pena de inabilitação:
a) Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
b) Cópia da Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP Jurídica para associações e cooperativas;
c) Cópias das certidões negativas junto ao INSS, FGTS, Receita Federal e Dívida Ativa da União;
d) Cópia do Estatuto e ata de posse da atual diretoria da entidade, registrado na Junta Comercial, no caso de cooperativas, ou Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no caso de associações. Em se tratando de empreendimentos familiares, deverá ser apresentada cópia do Contrato Social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
e) Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.


3. Envelope nº. 001 – habilitação do Grupo Informal


3.1. O Grupo Informal deverá apresentar no envelope nº 001 os documentos abaixo relacionados, sob pena de inabilitação:
a) Cópia de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
b) Cópia da DAP principal (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF), ou extrato da DAP, de cada Agricultor Familiar participante;
c) Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.


4. Envelope nº. 002 – Projeto de Venda
4.1. No envelope nº. 002 segue a entrega do Projeto de Venda conforme anexo V da Resolução n.º 38 do FNDE, de 16/07/2009.


5. Das Amostras dos produtos
As amostras dos produtos cotados deverão ser entregues na Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA., de acordo com a solicitação da direção, nunca fora do horário estabelecido; compreendido entre 7:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 horas.
5. Local e periodicidade de entrega dos produtos


Os gêneros alimentícios deverão ser entregues na Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA no prazo decorrente da aquisição de alimentos constante nessa chamada pública, correspondente aos primeiros 100 dias do ano letivo de 2011, e no qual se atestará o recebimento.





6. Pagamento


6.1. O pagamento será realizado até 05 dias após a última entrega do mês, através de cheque nominal, mediante apresentação de documento fiscal correspondente ao fornecimento efetuado, vedada à antecipação de pagamento, para cada faturamento.


7. DISPOSIÇÕES GERAIS


7.1. A presente Chamada Pública poderá ser obtida na Escola CERE ALMIRANTE ERNANI VITORINO ABOIM SILVA, localizada a Avenida Castelo Branco s/n no Bairro Santa Tereza em Juazeiro do Norte, no horário de 8:00 às 11:00 h e 13:00 as 17:00h até as 12 horas imediatamente anteriores ao ato público ou no blog: http//www.cerejn.blogspot.com
7.2. Para definição dos preços de referência deverá observar o artigo 23 da referida Resolução do FNDE;
7.3. Os gêneros alimentícios da agricultura familiar não poderão ter preços inferiores aos produtos cobertos pelo Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), art. art. 23 § 6º, da mencionada Resolução do FNDE,
7.4. Na análise das propostas e na aquisição dos alimentos, deverão ter prioridade às propostas dos grupos locais e as dos Grupos Formais, art. 23, § 3º e § 4º, da referida Resolução do FNDE;
7.5. Os produtos alimentícios deverão atender ao disposto na legislação de alimentos, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
7.6. O limite individual de venda do Agricultor Familiar e do Empreendedor Familiar Rural  para a alimentação escolar deverá respeitar o valor máximo de até R$ 9.000,00 (nove mil  reais), por DAP por ano civil;
7.7. A aquisição dos gêneros alimentícios será formalizada através de um Contrato de Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, conforme o anexo IV, da mencionada Resolução do FNDE.
Juazeiro do Norte-Ce. aos 28 dias do mês de março de 2011.




_________________________________
Josefa Leonila de Sousa - Diretora
Registre-se e publique-se.

SOLDADINHO DO ARARIPE


Você já deve com certeza ter ouvido falar sobre o soldadinho do Araripe! Mas que pássaro é esse tão importante para o nosso ecossistema? Saiba um pouco mais sobre ele:
     Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), é uma ave passeriforme da família Pipridae. O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. A espécie está ameaçada de extinção.
     Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, Região Nordestina do Brasil. Segundos os seus descobridores, o soldadinho-do-araripe somente é encontrado nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará.
     O soldadinho-do-araripe mede aproximadamente 14,5 cm. Machos e fêmeas apresentam um forte dimorfismo sexual no que diz respeito a cor da plumagem. Os machos são predominantemente brancos, com penas pretas que se estendem das asas ao dorso e cabeça vermelha. As fêmeas são principalmente da cor verde oliva e apresentam um reduzido penacho verde na cabeça.
     A plumagem da cabeça em forma de elmo deu origem ao nome soldadinho.
     Em 2000, a população de soldadinhos era estimada em menos de 50 indivíduos, sendo que somente três machos e uma fêmea foram encontrados até essa data. Em 2003 as estimativas foram mais otimistas e a estimativa subiu para 250 indivíduos. Em 2004, essa estimativa foi mantida.

DE OLHO NA ENQUETE!

Após a Segunda Guerra Mundial, países como Alemanha e o Japão sairam arrasados, mas o governo destes países investiram na educação e conseguiram se erguer depois de anos de destruição, se mostrando hoje no cenário internacional com uma economia sólida, com indícies satisfatórios nas avaliações internacionais de educação e população com qualidade de vida. Então questionamos: você acha que o desenvolvimento de um país depende do investimento que seus parlamentares fazem na educação do país?

quinta-feira, 24 de março de 2011

ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA



     A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.

     Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.

     Na 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)  foi aprovado e proclamado, para 2011, o Ano Internacional da Química, conferindo à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e à União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a coordenação das atividades mundiais. O objetivo é a celebração das grandes descobertas e dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química.

     O Ano Internacional da Química tem como meta promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o AIQ tem como meta uma ação mundial sob o slogan CHEMISTRY FOR A BETTER WORLD (Química para um mundo melhor), coordenada pela UNESCO/IUPAC. Seu objetivo principal é a educação, em todos os níveis, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

     O Brasil, através dos órgãos representativos da Química Brasileira, une-se à UNESCO e à IUPAC para celebrar este acontecimento e também para apresentar um conjunto de idéias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em Química no país. O conjunto de ações programadas pela SBQ é também uma maneira de congregar a comunidade de químicos brasileiros e, com isso, poder contribuir ativamente com o Programa Nacional de Ciência e Tecnologia.

     Dentro da programação no Brasil, a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, foi escolhida como a ´Capital da Química` em nosso País. O encontro da Sociedade Brasileira de Química será em Florianópolis no ano de 2011, reunindo mais de quatro mil químicos de todo o país. Uma das ações de divulgação será o desenvolvimento do projeto Ilha da Química, que vai promover diversas atividades na cidade, atraindo químicos e outros cientistas dos principais paises para difundir essa ciência entre os jovens.

terça-feira, 22 de março de 2011

PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO PÚBLICO TERÃO BOLSAS DE MESTRADO PELA CAPES

      O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21/3) a criação de bolsas de mestrado à distância para professores da educação básica por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A condição para aquisição do benefício será a permanência de, no mínimo, cinco anos na rede pública de ensino. O anúncio foi feito na cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras brasileiras, no Palácio do Planalto.
      O ministro informou que os cursos deverão ser nas áreas de disciplinas aplicadas na educação, como matemática e biologia, por exemplo, e que além de garantir a melhoria da educação por meio do aperfeiçoamento dos professores, a medida visa incentivar o aumento da oferta dos cursos de mestrado para educadores. Haddad disse que a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos.
“Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização. Seguindo a experiência dos países desenvolvidos do ponto de vista educacional, nós vamos estender as bolsas de mestrado para os profissionais da escola pública que tenham interesse neste diploma ”, explicou o ministro.
      A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado. O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos.
      Fernando Haddad frisou, ainda, que será permitido aos professores acumular o salário e o valor da bolsa, uma vez que o mestrado não exigirá dedicação exclusiva. A medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (22/3).

sábado, 12 de março de 2011

MAIS EDUCAÇÃO - CERE

VENHAM VER NOSSO PROJETO
CHAMADO MAIS EDUCAÇÃO 
VENHAM VER AS ATIVIDADES                   POEMA DE AUTORIA DOS ALUNOS
QUE SÃO FEITAS DE MONTÃO                    QUE PARTICIPAM DO PROJETO
                                                               MAIS EDUCACÃO DESENVOLVIDO NO CERE.
                                           
O NOSSO PROJETO
O MAIS EDUCAÇÃO
FICA PERTO DA DELEGACIA
ONDE TEM CAMBURÃO.
O MAIS EDUCAÇÃO É MUITO BOM
A GENTE BRINCA E SE DIVERTE
TEM MUITO QUEBRA-CABEÇA
E SORTEIOS DE CHICLETE.

TAMBÉM TEM A MAZÉ
QUE É UMA BOA ESCRITORA
ESCREVEU O AUTO DA CALDEIRÃO
E TAMBÉM NÃO PARA EM PÉ.

QUEREMOS QUE VENHAM PROVAR                                                                  AUTORES :                    
TAMBÉM O NOSSO ALMOÇO                           DAVID VIEIRA
A VERINHA É QUEM COZINHA                   JOCIEL SOARESPEREIRA
E DEIXA TUDO MAIS GOSTOSO.                 JONATHA MATHEUS
                                                                       PREDRO HENRIQUE  
NA HORA DO ALMOÇO                                     STEFANY BRITO
A MAIORIA DAS VEZES É BAIÃO                      THIAGO VIEIRA   
VERA SERVE A COMIDA                                    WESLEY BRENO
PRA PESSOAS DE MONTÃO.

OS ALUNOS DO PROJETO
SÃO SEMPRE MUITO BRINCALHÃO
TODOS SÓ QUEREM JOGAR BOLA
MAIS DEPOIS DO ALMOÇO
MAZÉ NÃO DEIXA MAIS NÃO.

UMA VEZ FOMOS PRA QUADRA                      COLABORADORA:
E JOGAMOS UM BOLÃO                       FRANCISCA MARIA GONÇALVES
O PROFESSOR QUIS ENTRAR                    ( Monitora de Letramento )
E NA HORA Q'ELE ENTROU JOCIEL
FEZ UM GOLZÃO.                                      COODENAÇÃO DE PROJETOS:
                                                                                      MAZÉ SALES
OS ALUNOS DO PROJETO
FALAM MUITO PALAAVÃO                               DIREÇÃO DO CERE:
RAPARIGA, FILHO DA PUTA                              LEONILA SOUSA
ELES NÃO TEM RESPEITO NÃO.

STEFANY É UMA ALUNA
DO MAIS EDUCAÇÃO
FALTA QUASE TODO DIA
MAIS QUANDO VEM PRESTA ATENÇÃO.

NO INÍCIO DO PROJETO
A GENTE TINHA INFORMÁTICA
QUEBRARAM OS COMPUTADORES
A SUSPENÇÃO FOI AUTOMÁTICA

SÁBADO E DOMINGO
NÃO TEM PROJETO NESSES DIAS
A MAIORIA FICA COM SAUDADES
A COM GRANDE AGONIA.

PEÇO PRA DEUS QUE ILUMINE
AS PESSOAS DO PROJETO
E QUE TODOS OS ALUNOS
FIQUEM SEMPRE MAIS ESPERTOS.

VENHAM VER NOSSA CULTURA
QUE FIZEMOS COM CARINHO
FOI O MAIS EDUCAÇÃO
QUE FEZ ESSE LIVRINHO
FOI JOCIEL O ESCRITOR
JUNTO COM OS AMIGUINHOS.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


A campanha da fraternidade 2011 promovida pela CNBB, vem com o tema: “Fraternidade e a vida no Planeta – A criação geme em dores de parto”. convida a toda população para fazer uma reflexão sobre a nossa postura diante do meio ambiente. Que mundo esperamos ter em frente a tantas agressões ambientais que ameaça biodiversidade do planeta e nossa própria sobrevivência. A educação ambiental é uma forte ferramenta para o combate as práticas egocêntricas que esgostam os recursos ambientais do planeta, despertando dessa forma a consciência ambiental e desesvolvimento social que vise a sustentabilidade e perpetuação da vida.

segunda-feira, 7 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


        MULHER: CORAJOSA, GUERREIRA, MÃE, ESPOSA, TRABALHADORA, PESQUISADORA, UM POUCO MÉDICA, UM POUCO PSICÓLOGA SÃO INÚMEROS OS ADJETIVOS QUE PODEMOS ATRIBUIR A ESTE SER IMPAR FRUTO DO CRIADOR. HOJE DIA 8 DE MARÇO, NESTE SEU GRANDE DIA, NÓS, HOMENS QUE FORMAMOS A FAMÍLIA DO CERE, DESEJAMOS A TODAS AS MULHERES FUNCIONÁRIAS, ALUNAS, MÃES UM FELIZ DIA DA MULHER E QUE TODOS OS DIAS BROTEM EM SEUS CORAÇÕES A ROSA DA FELICIDADE, ESPERANÇA E AMOR.




Mulher...

Que traz
beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz
paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua
família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

sábado, 5 de março de 2011

TRANSFORMAÇÃO

            O capitalismo adentrou em nossas vidas, através dos vários tipos de propagandas, nos seduzindo a comprar produtos, que na maioria das vezes não apresentam nenhuma importância, transformando assim o Homo sapiens em Homo consumus. O ser humano, paulatinamente, deixa de pensar no significado que o produto do capitalismo trará a sua vida, se tornando um ser altamente consumista, estreitando sua ligação com o meio ambiente, visto que todos esses produtos, que são lançados no mercado, são descartáveis e de alguma forma causarão determinado impacto ao meio. Ambiente este, em que o homem do século XXI, não se sentiu inserido, tratando-o como um imenso cesto de lixo.
         Ambiente e Preservação,opções do Ecoturismo e Belezas Naturais preservacao do meio ambiente   Assim como todos os seres vivos do planeta, o homem é parte integrante do meio ambiente e se faz necessário o resgate da consciência perdida, onde o homem depende na natureza e não o contrário, como se vê nos dias de hoje. O sistema econômico capitalista se encarrega de transformar a espécie humana em um ser consumista, para obtenção do lucro e ao mesmo tempo, transformar a natureza em mercadoria. Em contrapartida, durante os trezentos anos de capitalismo, o meio ambiente se manifesta às agressões sofridas, destruindo casas e até mesmo cidades, como ocorreu em dezembro de 2007, quando uma tsunami devastou o litoral da Indonésia e da Tailândia, deixando cerca de 175 mil mortos nos dois países. Um exemplo da transformação da natureza em mercadoria em nossa região são os parques aquáticos, que são construídos no pé da Chapada do Araripe, no intuito de se destacar como ponto turístico, área de lazer e descanso dos mais privilegiados economicamente, incubiu-se de modificar toda a paisagem natural, presente e alterou o nicho ecológico dos animais nativos.
            O meio ambiente, como ser vivo, mantêm o equilíbrio entre os seres, através das relações harmônicas e desarmônicas, no entanto, a predação causada pelo homem, desequilibra todos os ecossistemas, esgotando o planeta. Para tentar reverter esse quadro, surgiram os movimentos ecológicos, mas devido a falta de apoio e por ser uma comoção que não oferece nenhum lucro às grandes corporações que se instalam nos países em desenvolvimento, desprovidos de leis ambientes rigorosas, esses movimentos não conseguem tomar à proporção que deveria ser tomada. Sendo assim, os problemas ambientais, se tornam problemas políticos, principalmente em cidades que apresenta algum tipo de recurso natural propício à exploração e lucratividade. As multinacionais que se instalam em cidades com esse perfil intitulam ecologicamente corretas e para mascarar sua real intenção, anunciam ações ligadas a movimentos ecológicos, quando na verdade sua única pretensão é explorar toda a mão-de-obra barata sem instrução da região e o ambiente local. Quando ao fim de suas atividades, se deslocam para outras cidades, deixando os prejuízos ambientais, muitas vezes irreversíveis.
            O comportamento dessas empresas não se traduz em um movimento ecológico. Exemplo disso, são as atitudes adotadas por pescadores e camponeses de Ponta Grossa dos Fidalgos, distrito de Campos, do estado do Rio de Janeiro, quando se mobilizaram contra o assoreamento da Lagoa Feia, estavam lutando por um modo próprio de uso das condições naturais de produção, procurando garantir o seu tradicional modo de viver  e de produzir e não se mobilizando enquanto movimento ecológico.
            Essa idéia deve partir da reflexão sobre como estamos vivendo? Como viveremos amanhã? De que forma posso amenizar os impactos ambientais? Pode haver desenvolvimento, sem agressão ambiental? São questões que devem ir além das respostas, mas até os resultados concretos, se quisermos manter a espécie humana viva.

                                                                         PROF. JÚLIO CÉSAR BONIFÁCIO

DE OLHO NA ENQUETE

   Quem nunca sentiu aquele frio na barriga quando estava prestes a se submeter a um teste de seleção? Você não sabe o que lhe espera e uma ansiedade toma de conta de seu organismo, assim acontece com os alunos quando vão participar dos processos seletivos e para amenizar essa ansiedade eles procuram resolver avaliações anteriores, afim de ter uma noção do nível da prova e minimizar o impacto que ele poderá causar. Então participe da enquete do nosso blog.

quinta-feira, 3 de março de 2011

ENEM: AS CHAVES DA UNIVERSIDADE

O ENEM CRIADO EM 1998 PELO ENTÃO MINISTRO DA EDUCAÇÃO PAULO RENATO DE SOUSA TINHA COMO OBJETIVO AVALIAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ALUNOS E A QUALIDADE DO ENSINO MÉDIO. EM 2009 AS PORTAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR SE ABRIRAM QUANDO AS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS TECNOLÓGICOS ADOTARAM O ENEM COMO UM INSTRUMENTO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA ENTRAREM EM UM CURSO SUPERIOR. O MECANISMO DE SELEÇÃO UTILIZADO É SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADO - SISU E O PROUNI QUE SELECIONAM OS ALUNOS ATRAVÉS DE SUA NOTA NO ENEM.



PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS SOBRE COMO FUNCIONA O SISU, LOGO ABAIXO ESTÁ O LINK ONDE VOCÊS PODERÃO TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS.
http://sisu.mec.gov.br/